Desde que nascemos estamos sempre querendo ficar mais velhos, ou para poder dormir mais tarde, ou para poder sair à noite, ou simplesmente para auto-afirmação, é claro que nunca pensamos que a responsabilidade vem sempre com a idade e passamos a ter que responder pelos nossos atos, mas isso é só um detalhe. Com Dez anos queremos ter quinze, com quinze queremos ter vinte e assim por diante. Mas afinal, qual é a melhor idade? Pessoas com mais de sessenta e cinco anos, são denominadas pessoas de melhor idade.
Quisera nossos idosos poderem crer nesse termo, pois há muitos que nem imaginam o que é ser melhor. Como tivemos o prazer de aprender nos divertindo, na novela recente de Glória Peres, Caminho das Índias. Na índia os idosos são valorizados, pois como é lógico, eles tem uma bagagem muito maior do que os jovens, podendo senão passar suas experiências, ao menos exemplificar como deve ser vivida a vida. Quantas vezes você solicitou ao seu avô um conselho? Seja pra que for; um remédio caseiro, uma simpatia, um tratamento com as mulheres.... se houve tal fato, com certeza não dever ser recente. Infelizmente muitas pessoas tratam seus idosos como “velhos”.
E o que é velho, como por exemplo nossas quinquilharias; ou descartamos ou acomodamos em um cômodo da casa onde poucos vão. Não deveríamos fazer com que nossos idosos se sentissem tão valorizados a ponto de usufruírem do termo melhor idade? Nossos dias são cheios tal qual foram os deles um dia, mas deveríamos tirar umas horinhas do nosso trabalho, para doarmos um pouquinho de carinho a eles. Uma conversa tem um valor inestimável e um pouquinho de atenção, não faz mal a ninguém. Aí você vem com sua extensa sabedoria e diz: eu não tenho ninguém tão idoso na minha família!
Existem por ai asilos lotados de pessoas que não têm quem as visite, que seus netos e filhos se restringem aos funcionários do recinto onde moram, pagam com suas próprias aposentadorias e só estão lá para não se sentirem sozinhos. Ah, mas não são só aqueles que não têm opção que estão lá sem visitas. Têm também aqueles que suas famílias não têm paciência ou tempo para cuidá-los. Se você é uma pessoa que se cuida, tem saúde, e até é feliz, então você tem boas chances de um dia ser uma pessoa idosa. e queira Deus que você possa adaptar a sua vida o termo Melhor Idade.
Fica como sugestão de visita: Asilo São Vicente de Paulo - Cid Jardim Cumbica, R Birigui nº2, Guarulhos,SP. Fone: 2412-7113/ 2481-9078, ligue e agende sua visita, com certeza ficarão muito feliz com o esse ato de generosidade.