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Andréa Pereira

[ Andréa Pereira ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
TI, Gestão do Conhecimento, Recursos Humanos e Ética.

 

Competência nas Organizações X Saber ouvir

Atualmente, a competência tem sido usada como parâmetro para as empresas definirem e avaliarem a capacidade de seus funcionários na obtenção dos resultados. Tanto que criou-se até uma nova metodologia, a gestão por competências, que significa estimular o envolvimento e o desenvolvimento das pessoas na organização. Mas somente a competência, não é suficiente para tornar uma profissão, uma equipe, uma atividade ou um empreendimento bem-sucedidos. São necessários um conjunto de habilidades, para desempenhar bem as atividades que são atribuídas e que precisam ser desenvolvidas com qualidade todos os dias. Implementar as mudanças, é um processo que precisa começar devagar, nada brusco, onde a colaboração de todos torna-se fator primordial. Avaliar e reavaliar os procedimentos, todos os dias, visando aumentar a qualidade e o grau de satisfação não só do cliente externo, como também do cliente interno, é uma atitude que deve ser levada em consideração.

Todos os pontos de vista, num procedimento como esse, devem ser respeitados. Não pode-se negar a percepção, pois,  saber ouvir o que as pessoas tem a dizer, é sinal de sabedoria, amadurecimento, já que trabalhando-se em equipe, é possível conseguir um melhor rendimento, ou seja, um resultado melhor.

O individualismo em qualquer tipo de organização, não pode ser encarado como um bom sinal, pois quando ocorre esse tipo de comportamento, os riscos de não obter-se os resultados esperados aumentam significativamente. Cabe salientar, que o individualismo é o lado oposto do saber ouvir, trazendo como possível conseqüência o não aproveitamento do potencial disponível, numa atividade compatível. Deve-se, levar em conta sempre, as experiências e influências externas vivenciadas, já que, quando esse fator não for levado em consideração, têm-se uma visão limitada da empresa e seu potencial como um todo poderá ser prejudicado. No mundo de hoje, quem não está aberto à mudanças, não tem um futuro promissor. É importante observar, todas as variáveis, já que nenhuma verdade pode ser considerada absoluta.

A criatividade, o otimismo, a determinação, a liderança, a persistência, a responsabilidade, a motivação e a organização, são tidas como características imprescindíveis no dia a dia de uma empresa, seja qual for o ramo que ela representa. As oportunidades surgem para mentes, que estão preparadas para encarar o desafio de crescerem como profissionais.

A adaptação é um sinal de evolução, para tanto, é necessário aproveitar todos os recursos informacionais disponíveis. Uma boa gestão está ligada a um sistema de planejamento institucionalizado de padrões e procedimentos com vistas de atingir uma meta, para tanto ouvir o que os colabores tem para colaborar torna-se imprescindível. Discorrer sobre o conhecimento, eqüivale estudar a competência de trabalhar com a informação em qualquer atividade, ou seja, a habilidade primordial de saber ouvir e voltar para organização, o que lhe for útil, para o bom desempenho das suas atividades dentro da mesma.





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