-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Empresarial
 
Andréa Pereira

[ Andréa Pereira ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
TI, Gestão do Conhecimento, Recursos Humanos e Ética.

 

Competência nas Organizações X Saber ouvir

Atualmente, a competência tem sido usada como parâmetro para as empresas definirem e avaliarem a capacidade de seus funcionários na obtenção dos resultados. Tanto que criou-se até uma nova metodologia, a gestão por competências, que significa estimular o envolvimento e o desenvolvimento das pessoas na organização. Mas somente a competência, não é suficiente para tornar uma profissão, uma equipe, uma atividade ou um empreendimento bem-sucedidos. São necessários um conjunto de habilidades, para desempenhar bem as atividades que são atribuídas e que precisam ser desenvolvidas com qualidade todos os dias. Implementar as mudanças, é um processo que precisa começar devagar, nada brusco, onde a colaboração de todos torna-se fator primordial. Avaliar e reavaliar os procedimentos, todos os dias, visando aumentar a qualidade e o grau de satisfação não só do cliente externo, como também do cliente interno, é uma atitude que deve ser levada em consideração.

Todos os pontos de vista, num procedimento como esse, devem ser respeitados. Não pode-se negar a percepção, pois,  saber ouvir o que as pessoas tem a dizer, é sinal de sabedoria, amadurecimento, já que trabalhando-se em equipe, é possível conseguir um melhor rendimento, ou seja, um resultado melhor.

O individualismo em qualquer tipo de organização, não pode ser encarado como um bom sinal, pois quando ocorre esse tipo de comportamento, os riscos de não obter-se os resultados esperados aumentam significativamente. Cabe salientar, que o individualismo é o lado oposto do saber ouvir, trazendo como possível conseqüência o não aproveitamento do potencial disponível, numa atividade compatível. Deve-se, levar em conta sempre, as experiências e influências externas vivenciadas, já que, quando esse fator não for levado em consideração, têm-se uma visão limitada da empresa e seu potencial como um todo poderá ser prejudicado. No mundo de hoje, quem não está aberto à mudanças, não tem um futuro promissor. É importante observar, todas as variáveis, já que nenhuma verdade pode ser considerada absoluta.

A criatividade, o otimismo, a determinação, a liderança, a persistência, a responsabilidade, a motivação e a organização, são tidas como características imprescindíveis no dia a dia de uma empresa, seja qual for o ramo que ela representa. As oportunidades surgem para mentes, que estão preparadas para encarar o desafio de crescerem como profissionais.

A adaptação é um sinal de evolução, para tanto, é necessário aproveitar todos os recursos informacionais disponíveis. Uma boa gestão está ligada a um sistema de planejamento institucionalizado de padrões e procedimentos com vistas de atingir uma meta, para tanto ouvir o que os colabores tem para colaborar torna-se imprescindível. Discorrer sobre o conhecimento, eqüivale estudar a competência de trabalhar com a informação em qualquer atividade, ou seja, a habilidade primordial de saber ouvir e voltar para organização, o que lhe for útil, para o bom desempenho das suas atividades dentro da mesma.





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: A importância das equipes de trabalho... Parte I ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: Escravos do salário ( Empresarial - Carlo Dionei )

:: Qualidade no empreendorismo... ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: A importância do marketing... ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: Organizando demandas... ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: Por uma gestão com pessoas ( Empresarial - Mizael Souza )

:: Compartilhando responsabilidades.... ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: Reivindicações organizacionais... ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: Dificuldades administrativas ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: A influência do gestor comercial ( Empresarial - Carlo Dionei )

:: Insubordinação organizacional ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: Ponto de partida organizacional.... ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: Qual é o seu problema? ( Empresarial - Tom Coelho )

:: Trabalhando divergências organizacionais.. ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: A síndrome do sanduíche do out-door ( Empresarial - Carlo Dionei )

:: Atitudes e comportamento nas empresas ( Empresarial - Sônia Jordão )

:: Acordos estratégicos... ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: Aplicando técnicas de gestão... ( Empresarial - Andréa Pereira )

:: Reputação profissional ( Empresarial - Carlo Dionei )

:: Protelação e urgência ( Empresarial - Tom Coelho )
 
 

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo