Como tudo começa na cabeça, segundo a visão oriental, cada órgão tem um certo tempo para envelhecer.
Cérebro: as células começam a morrer á partir dos 30 anos, num processo irreversível aos 80 anos, o seu peso é 10% menor.
Olhos: suas lentes se enrijecem ao longo da vida; dificuldades de visão ao redor dos 45 anos, á partir dos 60 anos se tem dificuldade de distinguir entre o azul e o verde.
Pele: com cerca de 25 anos a pele começa a perder água; depois dos 30 as fibras de colágeno e o tecido perde a elasticidade; à partir dos 40 anos afina, esticando; depois dos 50 fica bastante maior que o corpo e pende. a hipoderme ( camada mais interna da pele), perde gorduras e com isso a capacidade de regular a temperatura do corpo.
Paladar: depois dos 50 anos perdem-se os receptores nervosos do paladar de 245 por mm de língua, caem para 80 por mm aos 70 anos.
Coluna Vertebral: à partir dos 40 anos se perde cálcio propociando a aproximação das vértebras ( encolhimento), aos 50 anos a estrutura diminui 0,5 e aos 70 anos se é 2cm mais baixo.
Pulmão: tem sua elasticidade diminuida, comprometendo a expiração desde os 40 anos, aos 80 anos a capacidade cai pela metade.
Rins: Já aos 30 anos se perde células, começando a atrofiar-se, aos 50 anos já perderam 30% do seu peso.
Bexiga: diminui o tamanho do reservatório de urina, aos 30 anos sua capacidade é de 2 copos, e aos 70 anos é de somente 1 copo.
Coração: entre 30 e 35 anos as fibras do coração enrijecem, comprometendo os batimentos cardíacos; em esforço físico o coração de um jovem bate 200 vêzes/minuto
aos 40 anos 182 vêzes/minuto aos 50 anos 171 vêzes/ minuto e aos 60 anos 159 vêzes/ minuto.
Metabolismo: depois dos 35 anos as atividades do organismo ficam cada vez mais lentas po deficiências glândulares, o que atinge a produção dos hormônios.
Músculos: aos 30 anos quase 40 % do corpo é massa muscular, gradativamente perde-se esta massa muscular por morte de suas fibras.
Aparelho gastrointestinal: à partir dos 45/50 anos as mucosas que revestem o estômago e intestino se ressecam, produzindo menos sucos digestivos, fazendo com que a digestão seja mais lenta.
Sistema imunológico: declina à partir dos 30 anos, num adulto, as células T, responsáveis pela proteção contra as doenças representam somente 25% do total de células do corpo. o timo cuja função é a de combater as infecções e doenças como por exemplo o câncer, já aos 50 anos inexiste.