-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Ciências e Tecnologia
 
Jonas Sousa

[ Jonas Sousa ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Está intimamente ligado com o mundo das mídias, fotografias e mídia audiovisual são coisas que o fascinam completamente. Seu lado sentimental é expressado em forma de poesia, gosto que herdou do seu pai que é escritor.

 

Smart TV - A TV inteligente

Caracterizada pela união completa de dois importantes veículos de comunicação, TV e internet, a tecnologia Smart TV foi um dos destaques do CES (Consumer Eletronics Show) desse ano, o maior evento anual de tecnologia que aconteceu em Las Vegas no mês de janeiro. A proposta é a integração das várias formas de mídia em um aparelho televisor, proporcionando uma interação completa entre o consumidor e as mídias disponíveis no mundo, além de unir os aparelhos domésticos de entretenimento em redes sem fio.

A difusão dessa tecnologia se deu pelo aumento de conteúdo em alta definição na Internet. Como a tendência das ferramentas de mídia é a união de muitas funções no mesmo aparelho, a Smart TV tende a ganhar popularidade no mercado mundial. A pioneira no desenvolvimento dessa tecnologia é a Google TV, uma parceria entre as empresas Google, Sony e Intel. No CES 2011, as maiores empresas do ramo lançaram seus modelos de Smart TV, como Vizio, LG, Samsung, Sony, Panasonic, Sharp e Toshiba.

Já existem TV’s com acesso à Internet disponíveis no mercado, porém com grandes limitações. A principal diferença entre esses televisores e a Smart TV é a ausência de um sistema operacional aberto.  Isso impede a instalação de aplicativos e limita o acesso à web. Aliás, uma das grandes inovações da TV inteligente é a presença de aplicativos com as mais variadas funções, além da possibilidade de instalações e atualizações instantâneas de softwares. Outra função importante da Smart TV é a conexão sem fio entre os aparelhos de mídia domésticos, como o computador e o celular. Essa conexão acontece através da função DLNA Wireless, que conecta aparelhos com essa função criando uma rede e dispensando o uso dos incômodos fios.

O modelo do controle para a interação com a TV varia de acordo com o fabricante, podendo ser um teclado sem fio, um controle a laser ou até um Smartphone. Nos modelos lançados, o acesso ao conteúdo e às ferramentas é facilitado através de uma aparência amigável, possuindo mecanismos de busca eficientes, como o detector de voz. É possivel navegar livremente pela Internet, assirtir TV ao vivo, acessar vídeos HD disponíveis na web e visualisar o conteúdo salvo no disco rígido da TV. Além da função de gravar a programação, os aplicativos navegadores facilitam os downloads dos vídeos da Internet.

Para ter uma TV inteligente em casa não é necessária a compra de um dos novos modelos de Smart TV, pois é possível realizar uma adaptação através de um Set Top Box, que é uma espécie de conversor com um processador Atom, criado especificamente para a união da TV com a Internet.

O grande desafio para a popularização dessa tecnologia no Brasil, o que já ocorre nos EUA e no Japão, é a disponibilidade de banda larga. É necessária uma boa velocidade de conexão para o aproveitamento completo das funções da TV inteligente. Mesmo com esses obstáculos, os fabricantes pretendem investir na divulgação desse produto em todo o mercado mundial. O lançamento dos conversores para adaptação das TV’s no Brasil está programado ainda para o primeiro trimestre desse ano.





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Os limites do uso da tecnologia ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: Evolução (Parte II) – Especulação e perspectivas. ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: Evolução (Parte I) – Teoria e coerência. ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: O êxodo para Marte – Astronáutica & História. ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: Novas tecnologias ( Ciências e Tecnologia - Jorge Hessen )

:: Meteorologia ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: Física Quântica: Átomos e moléculas - uma breve introdução à Física Quântica. ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: Tecnologia permite aparelhos funcionarem sem bateria ( Ciências e Tecnologia - Wallace Moura )

:: Casa Galileu Galilei impulsiona evolução do pensamento científico ( Ciências e Tecnologia - Isis Nogueira )

:: O primeiro computador e sua relação com a astrologia/astronomia. ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: Astrologia/Astronomia - Meteoritos...Quem disse que os problemas não caem do céu? ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: Astrologia/Astronomia - As anãs marrons. ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: Astronáutica: reflexões e perspectivas. ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: Tecnologia ajuda jovens autistas ( Ciências e Tecnologia - Ana Paula Lisboa )

:: Aparelho para medir gasto de energia ( Ciências e Tecnologia - Ana Paula Lisboa )

:: Na mira dos copycats ( Ciências e Tecnologia - Patrícia Cozer )

:: Kepler-22b ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: Astronomia/astrologia - Triangulação entre Júpiter, Vênus e a Lua em 1º de dezembro de 2008. ( Ciências e Tecnologia - Roberto Bastos )

:: Óleo no Mar ( Ciências e Tecnologia - Mario Villas Boas )

:: A força que tem um rumor ( Ciências e Tecnologia - De Angellis )
 
 
LiveZilla Live Chat Software

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo