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Alexandre Andrade

[ Alexandre Andrade ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Estudante de Comunicação Social na UnB. É roteirista de uma empresa Jr de audio visual da faculdade.

 

A publicidade e as mídias sociais

As redes sociais são grupos de pessoas ou organizações que se conectam e interagem entre si. O fenômeno do surgimento e desenvolvimento das redes sociais ocorreu no fim do século XX paralelamente a uma grande série de avanços tecnológicos. A popularização dos computadores pessoais e da internet, que aconteceu nos anos 2000, alavancou ainda mais o progresso dessas redes.

O sucesso das redes sociais concentrou um grande contingente de usuários e isso acabou chamando a atenção dos investidores e empresários. Logo o mercado percebeu, nas redes sociais, uma boa possibilidade de divulgar marcas, produtos e serviços, a publicidade então se adaptou a esse contexto criando estratégias para a atuação nesses sistemas de interação social. O uso feito pela publicidade das redes sociais como meios de comunicação em massa culminou com a designação do termo “mídias sociais”.

As mídias sociais consistem em um meio comunicacional relativamente novo e eficiente, até agora, tem sido muito explorado pelo mercado publicitário. Trabalhar com mídias sociais tem se mostrado uma tendência da contemporaneidade e uma estratégia adotada por diversas marcas de vários segmentos. É importante destacar também, que, assim como os outros veículos de comunicação em massa, as mídias sociais têm algumas vantagens e desvantagens.

Nos sites de redes sociais é possível, facilmente, mapear o público alvo de uma campanha publicitária já que as pessoas com interesse comum se juntam em comunidades virtuais, fóruns de discussão e tópicos. O custo de divulgação nessas redes é mais barato que nos outros meios e uma boa estratégia mercadológica nesse tipo de mídia pode assegurar uma grande proximidade com o cliente.

Por outro lado, o retorno de campanhas realizadas nas mídias sociais é mais difícil de ser mensurado e, muitas vezes, os anúncios nessa mídia podem ser julgados como vazios ou percebidos como spams ou pop-ups. A publicidade, portanto, deve agir de maneira mais cautelosa quando atuar nas mídias sociais, a maior parte das campanhas publicitárias que se destacou nessa área ocorreu com estratégias paralelas de divulgação em mídia impressa, TV, rádio e outros veículos de comunicação em massa.
As mídias sociais conquistaram uma importância notável no cenário mercadológico atual e devem ser manuseadas com o devido cuidado. Os profissionais de Comunicação que trabalharem com redes sociais devem estar sempre antenados com as novas tendências e evitar excessos.





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