-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Educacao
 
Elisabeth Camilo

[ Elisabeth Camilo ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Tradutora, jornalista e mestra em Letras - Linguagem e Memória Cultural.

 

Ler ou não ler - eis a diferença

Esta é uma cena muito comum nos meios acadêmicos: estudantes de todos os níveis em busca de revisores para trabalhos diversos, das redações simples aos relatórios de estágio.

O argumento sempre é o mesmo - sei tudo mas na hora de escrever nada sai. 

Ideias nascem naturalmente mas pensamentos precisam ter corpos sintáticos, ou seja, é preciso colocar ordem no texto para ele ter algum sentido.  E aí, falha o essencial e o aluno diz que não consegue escrever uma simples frase para um cartão de aniversário porque não consegue dar vida sólida aos seus pensamentos abstratos.

Já li um dia que há apenas duas  divisões entre as pessoas - as que leem e as que não leem.  Parece ser ideológica esta proposição mas no fundo ela é simplesmente real.  Quem lê sai melhor nas entrevistas para emprego,nas dinâmicas de grupo, consegue positivar seus pensamentos,  vê mais no que parecei nvisível.  Quem lê menos, guagueja.  Não consegue descrever as próprias ideias, perde o argumento .

Nenhuma faculdade deseja que seus alunos sejam encilopédicos mas tem ânsia de que eles consigam escrever um trabalhp monográfico, um trabalho de conclusão de curso, um artigo, uma tese.  Só nesse instante, os professores percebem o quanto  são necessárias  aulas de leitura dinâmica, visitas a bibliotecas, discussão sobre temasna moda, trabalhos que exijam leitura.  

É essencial que também saibamos ler o mundo ao nosso redor: o humor do outro, os avisos da natureza, a ideologia da propaganda, a mensagem codificada dos desenhos animados...   A metáfora irônica da fala do vizinho serve de pretexto para TCC e a placa de vende-se na esquina oferece muito mais do que a simples proposta de venda.

Ler não é decodificar signos ou códigos.  Ler é mais do que conhecer a fonética.  Ler é interpretar, é compreender o que existe por trás do código, ler é interagir com o texto.  Se a gente lê como tem que ser, a gente sabe alguma coisa.  Se a gente não lê, simplesmente não compreendemos a mensagem do mundo e ela está em toda parte.

Leitura não tem hora marcada para começar.  Qualquer hora é tempo de leitura.  Comecemos já.





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Vivendo e aprendendo com as metáforas ( Educacao - Antonio Carlos )

:: Todos e todas não são pronomes de tratamento ( Educacao - Luisa Lessa )

:: Maltratando a língua mãe ( Educacao - Farid Houssein )

:: Última Flor do Lácio - Coma Profundo ( Educacao - Elisabeth Camilo )

:: A verdade que procuramos ( Educacao - Luisa Lessa )

:: O Brasil quer Educação de qualidade ( Educacao - Cristiana Passinato )

:: Como seria um mundo mudo? ( Educacao - Luisa Lessa )

:: Dever de casa ( Educacao - Roberto Bastos )

:: Acorda Universidade federal do Acre ( Educacao - Luisa Lessa )

:: As armadilhas da linguagem política ( Educacao - Luisa Lessa )

:: As Inteligências. ( Educacao - Roberto Bastos )

:: A leitura não é atividade gratuita de advinhações ( Educacao - Luisa Lessa )

:: Os Ensinos Médio e Superior não são o MOBRAL. ( Educacao - Roberto Bastos )

:: Grandes desafios para a educação do século XXI ( Educacao - Luisa Lessa )

:: Formação de bolhas sócio-culturais ( Educacao - Cristiana Passinato )

:: Questões de um começo cheio de esperanças ( Educacao - Cristiana Passinato )

:: O Brasil está fechando 8 escolas rurais por dia. Quem se importa? ( Educacao - Wallace Moura )

:: Preciosismo didático ( Educacao - Elisabeth Camilo )

:: Há uma única verdade ou múltiplas verdades? ( Educacao - Luisa Lessa )

:: O Rolesinho ( Educacao - José Roberto Pinto )