-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Vida e Saúde
 
Luisa Lessa

[ Luisa Lessa ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Uma estudiosa da vida, amante da ciência e dos bons textos.

 

Mentira e Falsidade

Trago uma reflexão sobre a mentira e a falsidade, dois pecados cometidos, na atualidade, com assiduidade tamanha ao ponto de serem olhados como virtudes, tal a avidez daqueles que mentem. A mentira anestesia a consciência do mentiroso; torna-o insensível à verdade; a verdade não penetra para uma transformação. A mentira vicia com mais facilidade, já que uma mentira conduz a outra.

A mentira  - pecado tão generalizado em alguns espaços sociais - vem sendo apregoada, vilmente, como verdade. Ela anda tão solta, tão folgada,  tão  descarada que algumas pessoas fazem uso dela no lugar da verdade. E, há, ainda, aquelas pessoas que  crêem no mentiroso e nas mentiras  contadas, choradas como verdades. Nesse sentido, é prudente refletir, verificar, averiguar, sobre as notícias propagadas pelo ato mentiroso.

Que é a mentira? -  é uma manifestação contrária à verdade, cuja essência é o engano, e cuja gravidade se mede segundo o egoísmo ou a maldade que  encerra. Está proibida pelo decálogo (10 mandamentos) divino  e um dos efeitos da conversão ao cristianismo é deixar de mentir; uma recomendação da justiça é parar de mentir.

Mentir é enganar -  a mentira direta, não é a única forma de mentira. Em algumas ocasiões se trata de meias verdades (que é uma "mentira inteira"). Todavia, o propósito é sempre enganar. Pode ser , ainda, uma resposta evasiva, como a que Caim disse a Deus ; um silêncio como o de Judas quando o Senhor o acusou indiretamente na última ceia, ou toda uma vida enganosa. A mentira não é um "pecadinho", é uma infâmia.

Falsidade e mentira -   a falsidade e a mentira são prejudiciais ao  relacionamento entre os homens. Cria a desconfiança, o receio, a   incredulidade, a suspeita. Destrói o ambiente de fé, de amor, de compreensão e estimula o ciúme. A mentira é covardia para não enfrentar a realidade. O homem se justifica ao mentir; considera que as mentiras são "piedosas" ou "por necessidade" ou ainda para evitar problemas maiores. São justificativas ilusórias e sem fundamentos, pois a falsidade e mentira são imorais e contrárias à conduta que Deus requer do homem.  Assim,  aconselha-nos a rejeitá-las de todas as formas: falso testemunho, engano, hipocrisia,  fingimento, exagero, calúnia, desonestidade, não cumprir os tratos injustificadamente, fraude, falsificação em todas as áreas de nossa vida: lar, trabalho, comércio, igreja, autoridades, colégio, amizades, etc.

Hipocrisia - pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités", que significa ator ou  protagonista no teatro grego. Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam.  Daí que o termo hipócrita chegou a designar a pessoa que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência. Mas cuidado, Deus proíbe e condena a mentira e a falsidade. Essa condenação pode tardar, porém nunca falha. Um bom homem não deve enganar, mentir, nem jurar falsamente, pois ao agir assim entra em profunda degradação.

Conclui-se, dessa reflexão, que uma sociedade assentada sobre a mentira e a falsidade está destinada a desmoronar. É preciso edificar uma estrutura moral de veracidade em todas as ordens e escalas da vida: nos governantes e nos governados, nos pais e nos filhos, nos patrões e empregados, nos mestres e nos alunos, nos comerciantes, nos profissionais, nos clientes.





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Tratamento rejuvenescimento facial com aplicação de vitamina C ( Vida e Saúde - Ana Monteiro )

:: O mundo necessita de comunicação e humanismo ( Vida e Saúde - Luisa Lessa )

:: Síndrome do Pânico ( Vida e Saúde - Cíntia Vilani )

:: Não matarás ( Vida e Saúde - Nylton Batista )

:: Casamento como fator social ( Vida e Saúde - Cíntia Vilani )

:: Sobre o programa Mais Médicos ( Vida e Saúde - Gizelle Saraiva )

:: Drogas lícitas ou ilícitas: o poder destruidor de ambas e a necessidade de mudança na Legislação ( Vida e Saúde - Mizael Souza )

:: Alcoolismo: mentiras, verdades e a cura ( Vida e Saúde - Mizael Souza )

:: Libertinagem em uma Sociedade Relativista ( Vida e Saúde - Mizael Souza )

:: O segredo mastigação ( Vida e Saúde - Nylton Batista )

:: Tabaco zero ( Vida e Saúde - Nylton Batista )

:: Como parar a ansiedade ( Vida e Saúde - Ana Fabyely Kams )

:: A personalidade das pessoas ( Vida e Saúde - Luisa Lessa )

:: Novembro Azul: previna-se contra o câncer de próstata ( Vida e Saúde - Vera Tabach )

:: Lidando com os seus problemas ( Vida e Saúde - Luiz Martins )

:: Lupus ( Vida e Saúde - Elizabeth Costa )

:: O que é mais importante: corpo ou alma? ( Vida e Saúde - Cíntia Vilani )

:: O conceito de depressão pós-parto na parentalidade ( Vida e Saúde - Cíntia Vilani )

:: Governo Brasileiro dá um dos passos mais irresponsáveis da história: Importação de Médicos Cubanos ( Vida e Saúde - Wallace Moura )

:: O que é ser negro no Brasil? ( Vida e Saúde - Isis Nogueira )