-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Entretenimento
 
Abilio Machado

[ Abilio Machado ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Artista Plástico, Ator e Autor de Peças Teatrais.

 

Resenha crítica do filme “Garotas do Calendário”

 Garotas do Calendário é uma comédia que traz uma temática realmente diferente do que se costuma ver nos filmes desse gênero, por traz da graça e audácia do tema, temos senhoras atrizes como Helen Mirren interpretando Chris Harper, uma senhora de ideias revolucionárias e Julie Walters, como a doce Annie, melhor amiga de Chris e esposa de John, grande inspirador da trama, entre outras brilhantes atrizes dirigidas por Nigel Cole.

 A história se passa em uma pacata cidade da Inglaterra, onde todos se conhecem e fazem sempre as mesmas coisas, seguindo o calendário sempre da mesma maneira de Janeiro a Dezembro, no entanto neste lugar provinciano existem pessoas incríveis como John, que descobre estar sofrendo de Leucemia e passa seus últimos momentos ainda mantendo o bom humor, apesar das esperanças estarem se esgotando dia-a-dia. Annie é sua fiel companheira e está ao seu lado em todos os momentos, assim como sua amiga Chris. John infelizmente morre, mas deixa um legado as mulheres da cidade de Yorkshire através das suas palavras registradas com a intenção de discursar no Instituto de Mulheres da cidade, mas que infelizmente não teve a oportunidade de proferi-las pessoalmente, mas Chris as declarou por ele “As flores de Yorkshire, são como as mulheres de Yorkshire, cada fase de seu crescimento é mais bonita que a última fase, mas a última fase é sempre a mais gloriosa”, inspirado por essas palavras, pela necessidade do hospital de leucemia da cidade e por estar na época de decidir o tema do calendário elaborado anualmente pelo Instituto de Mulheres com a finalidade de ganhar fundos para obras de caridade, surge a grande ideia de Chris entediada com os temas tradicionais sugeridos todos os anos, tais como, fotos de igrejas, pontes e temas do gênero. Mediante sua inquietude vai até uma oficina com seu filho e vê um calendário de mulheres nuas no local.

 Empolgadas com a causa nobre, desejosas de aumentar a sua autoestima e também em busca de quebrar paradigmas, doze inquietas senhoras aceitam participar da seção de fotos nuas fazendo suas habituais atividades diárias, tais como tocar piano, aguar as plantas, fazer doces e etc, para o calendário anual. O fato é que o calendário se torna um sucesso inigualável, trazendo repórteres a cidade mexendo com a rotina de todos, as modelos do calendário, seus familiares e amigos. Até Hollywood, reconhece o sucesso e as chama para um programa de televisão, mas há algo que não se pode prever, é a consequência dos atos individuais na vida dos que as cercam, o filho de Chris fica constrangido com a mãe pousando nua e começa a fazer coisas erradas como beber e fumar, indo até preso, alguns maridos encaram com naturalidade e gostam da ideia porque melhoram suas vidas conjugais, outros no entanto se sentem solitários, cada pessoa tem uma reação diferente, mexendo com a dinâmica da vida de todos. Assim como as modelos que se vislumbram com a fama crescente, e começam a abandonar suas convicções de vida e até seus familiares. Chris como a líder começa a objetivar a fama e o dinheiro, perdendo seu foco inicial e deixando sua família de lado, Annie no meio de tudo isso está triste e com saudades de John e “abre os olhos” de Chris para o objetivo inicial de tudo, no final todas voltam a sua vida pacata, porém agora refeitas como mulheres e valorizando suas vidas, algumas até mudando sua vida para melhor, deixando de lado tudo o que as fazia mal, como Ruth que larga o marido que a trai constantemente; revigoradas estão para uma nova vida.

 Garotas do calendário é um filme para toda família, mas especial para mulheres de meia idade, que muitas vezes não conseguem ver mais em si mesmas a beleza que possuem, pode também mostrar aos esposos o que eles tem ao seu lado e lhes dar mais valor, cada fase da existência humana tem sua beleza, sua graça, sua glória, e esse filme mostra isso com graça, leveza e alegria contagiantes.

 Nigel Cole costuma dirigir filmes de comédia, como “De Repente Amor” (2004) e “O Barato de Grace” (2000), sempre de forma divertida e irreverente, mostrando traços da realidade, fazendo rir e chorar ao mesmo tempo, fazendo com que o expectador se identifique com os personagens.

 

Referência Bibliográfica

Direção: Nigel Cole (2002). Garotas do calendário (Calendar Girls). Produção: Harbour Films e Touchstone Pictures. Distribuição internacional / Exportação: Gaumont Buena Vista International (GBVI).





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Aprendendo a ouvir ( Entretenimento - Eduardo Raia )

:: Ariano Vilar Suassuna ( Entretenimento - Farid Houssein )

:: Ela (Her) - filme de Spike Jonze, uma crônica sobre ( Entretenimento - Cristiana Passinato )

:: Mary Poppins, a verdadeira... A história real. ( Entretenimento - Cristiana Passinato )

:: Philomena ( Entretenimento - Cristiana Passinato )

:: Carnaval, Lepo Lepo e a cultura lixo ( Entretenimento - Mizael Souza )

:: A política e a cultura: A Rádio MEC ameaçada. ( Entretenimento - Roberto Bastos )

:: Resenha do Filme: 12 Anos de Escravidão ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: TNT transmite ao vivo as indicações ao OSCAR® 2014 ( Entretenimento - Vera Tabach )

:: Morre Nelson Ned, após problemas de saúde e financeiros ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: A Série 24 Horas estará de volta com uma nova temporada ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: B.Léza e o Dia da Morna ( Entretenimento - Mauro Moura )

:: As crianças e seus brinquedos ( Entretenimento - Tom Coelho )

:: Vídeoclip produzido no RN tem qualidade internacional ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: Stand Up Comedy ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Circuito Cultural Ribeira - Natal RN ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Mister Brasil 2013 ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Flor do Natal ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Festival da mentira ( Entretenimento - Nylton Batista )

:: Lições práticas da novela Avenida Brasil ( Entretenimento - Linaldo Lima )
 
 
LiveZilla Live Chat Software

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo