-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Entretenimento
 
Abilio Machado

[ Abilio Machado ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Artista Plástico, Ator e Autor de Peças Teatrais.

 

Análise do filme Divinos Segredos e capítulos 01 e 02 do livro Saúde e Qualidade de Vida na Velhice de Neri. (acadêmico ou didático)

Introdução.

Nosso grupo foi premiado além do filme ‘Divinos Segredos’, que nos abre caminho sobre o conflito de gerações, sobre a amizade e sobre novas percepções, e também capítulos 01 e 02 do livro Saúde e Qualidade de Vida na Velhice de Neri. Os capítulos nos dizem uma análise sobre questões a respeito do buscar conceitos sobre a velhice e o envelhecimento, conceitos sobre saúde na sociedade e o relacionamento entre saúde e qualidade de vida, na prática profissional e nas atitudes sociais na relação direta e indireta na velhice. No capítulo 01 são três textos sendo de Anita L. Neri, Tomiko Born, Stella M. Grespan comentados por Sônia L. Medeiros no quarto texto, todos os textos foram apresentados no Simpósio de Biomedicalização da Velhice, durante a III Jornada Paulista de Geriatria e Gerontologia realizada em Santos, em junho de 2003; o segundo capitulo temos o Envelhecimento, Capacidade para o Trabalho e Qualidade de Vida no Trabalho é de Alberto de Vitta. Todos os assuntos dizem respeito a trazer a nós acadêmicos uma luz sobre este universo que tem de ser mais sensível ao olharmos a velhice e o envelhecer.

Revisão literária e resumo do filme.

No primeiro capítulo as autoras nos guiam dentro do quando da medicalização, discutem claramente de maneira histórica e crítica a influência biomédica sobre o conhecimento, sobre a produção dos dados, sobre a origem e a manutenção das atitudes certas, falam dos preconceitos inscritos tanto nas práticas sociais quanto na profissional sobre a relação velhice e idade. Destacam a necessidade de um olhar mais apurado e crítico com uma ação multidisciplinar na busca de melhor auxiliar na compreensão da velhice e do envelhecer propriamente dito, assunto que deve ser de interesse de todas as ciências que inevitavelmente se cruzaram no caminho através das várias profissões que compõem a ação sobre o indivíduo dentro do círculo agregador da Gerontologia podendo ser a medicina, a filosofia, a bioética, as ciências sociais e a psicologia entre tantas outras.

No segundo capitulo, referência à qualidade de vida no envelhecimento dentro do quadro de produção, a relação da saúde na atividade e na produtividade, sem esquecer a fragilidade, a deficiência física e a dependência, o autor mostra-nos os principais indicadores de capacidades para o trabalho, os objetivos e subjetivos que são associados à saúde, ao ambiente físico e mental, e os fatores pessoais, sugerindo métodos que venham a promover saúde e motivar a qualidade de vida no trabalho da pessoa em envelhecimento.

Ambos os capítulos nos mostram a formação ou surgimento de paradigmas sobre esta sociedade que cresce prolífera devido a uma gama de fatores, a ciência do envelhecimento físico e mental tem sofrido avanços e progressos na procura de respostas para poder atender a este público, a procura da melhora do bem-estar do indivíduo e da comunidade, na pesquisa e na prática de novas ações dentro dos novos conceitos de saúde, deixando os antigos arcaicos de lado, pois saúde não é simplesmente ausência de doença, saúde é muito mais, ela é multifacetada, variável e possui um histórico pessoal para cada indivíduo. Saúde é um produto de equilíbrio e interação entre as condições inerentes ao ser humano: ao físico, ao mental e ao espiritual e toda a sua subjacência cultural e ambiental, pois seus recursos, conhecimento e reconhecimento dentro da sociedade na promoção e manutenção de seu envelhecer lhe dará ou não recursos de sobrevida ou de manter ou conseguir uma qualidade de vida durante sua velhice.

Os vários processos que o indivíduo passa no decorrer de sua vida é que construirão sua estrutura, olhar a velhice não mais como o último estágio para se chegar à morte e sim sobre um espaço de aproveitar o conhecimento adquirido, sobre o saber concreto sobre sua história, sobre sua participação ativa de seu potencial, seu dinamismo físico e mental fatores conseguidos por uma apresentação direta da promoção deste saber envelhecer adquirido quando olharmos com mais sensibilidade ao idoso e nos vermos espelhados ali em breve tempo que chega. 

No filme Divinos Segredos traz um comum, o conflito familiar, onde a filha tenta se distanciar do relacionamento conturbado que tem com  a mãe excêntrica na sua infência e que acaba por tornar isso uma guerra pessoal entre as duas. Assim as amigas da mãe tentam mostrar quem é sua mãe na verdade e trabalham para isso revelando segredos que são divinos e simples como a fraternidade que criaram na infância e têm por objetivo promover o reencontro. O interessante mostrado é o laço de amizade entre as companheiras desde a infância e as repetições que acontecem nas gerações, tal mãe e tal filha, estas semelhanças é que as afastam, as amigas sabem que atrás do humor crítico de Vivi existe uma pessoa gentil e sensível.

O trato é fundamentalmente sobre amizade, segredos familiares, relações familiares, relação de casal, perdas, conflitos psicológicos e saúde mental. Traz mais que o aparente abandono, há uma história de sofrimento, conflitos psicológicos, internação psiquiátrica. “Divinos Segredos” nos apresenta uma perspectiva bastante comum em qualquer família. É no momento de iniciar uma nova família que Sidda se questiona a respeito de sua capacidade de não repetir os erros de sua mãe.

O momento complexo entre separação e repetição está na sua busca por contorno individual e familiar, pois ao começar a nova esbarra em sua família de origem, disparando seus medos e inseguranças. O “passado” que impede o desdobramento do presente, que é obstáculo para o fluir, é revisto através de flashbacks, sentido e resignificado, permitindo ir para seu lugar, que é na lembrança, no passado.


Conclusão.

É isso talvez a melhor maneira de vermos nosso compromisso profissional é nos enxergarmos no lugar de, de nos vermos sendo assistidos, como gostaríamos de sermos tratados, como seria este atendimento a nós. E uma maneira é partilharmos deste processo para cada dia melhorarmos mais.

O filme nos traz isso também nossa relação conosco, com nossos pais, familiares, com nossos próprios segredos divinos ou não, como construímos estas paredes que muitas vezes nos impedem de termos uma relação mais franca e consertarmos pequenos acontecimentos que enferrujam nossa janela e não nos permite a abrirmos e deixar um ar novo e puro entrar em nossos dias e iluminar nossas vidas.

Esta talvez venha a ser a melhor relação entre os capítulos do livro com o filme, a renovação de conceitos, o reaprender sobre o que se fala ou se conceitua, como a filha que via apenas o seu conflito com a mãe e não conseguia enxergar o todo, a biomedicação esquece o histórico do indivíduo e se presta a ver apenas o definhar, o fim e não a potencialidade que existe no processo de envelhecer e na própria velhice. Talvez a nós futuros psicólogos caiba a missão de retratarmos e amenizar as tensões causadas pelo modelo da biomedicina, buscando apresentar novos processos e novas resoluções dentro de uma interdisciplinaridade necessária já que a velhice traz consigo um maior risco de vulnerabilidade e pode apresentar disfunções. O psicólogo poderá atuar na avaliação e na reabilitação cognitiva; na psicoterapia de idosos, familiares e cuidadores; na área da informação da população acerca do envelhecimento e suas conseqüências, dentre outras funções.
.


Referência
Diogo, Neri e Cachioni. (2009) Saúde e qualidade de vida na velhice. Capitulo  
             01: Biomedicalização da Velhice na Pesquisa, no Atendimento aos 
             Idosos e na Vida Social. Capitulo 02: Envelhecimento, Capacidade
             para o Trabalho e Qualidade de Vida no Trabalho. SP.
Divinos Segredos(2002). Direção de Callie Khouri, com Sandra Bullock, Katy
               Selverstone, Kiersten Warren, Ellen Burstyn, Jacqueline McKenzie.
               EUA /Warner Home Video.





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Aprendendo a ouvir ( Entretenimento - Eduardo Raia )

:: Ariano Vilar Suassuna ( Entretenimento - Farid Houssein )

:: Ela (Her) - filme de Spike Jonze, uma crônica sobre ( Entretenimento - Cristiana Passinato )

:: Mary Poppins, a verdadeira... A história real. ( Entretenimento - Cristiana Passinato )

:: Philomena ( Entretenimento - Cristiana Passinato )

:: Carnaval, Lepo Lepo e a cultura lixo ( Entretenimento - Mizael Souza )

:: A política e a cultura: A Rádio MEC ameaçada. ( Entretenimento - Roberto Bastos )

:: Resenha do Filme: 12 Anos de Escravidão ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: TNT transmite ao vivo as indicações ao OSCAR® 2014 ( Entretenimento - Vera Tabach )

:: Morre Nelson Ned, após problemas de saúde e financeiros ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: A Série 24 Horas estará de volta com uma nova temporada ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: B.Léza e o Dia da Morna ( Entretenimento - Mauro Moura )

:: As crianças e seus brinquedos ( Entretenimento - Tom Coelho )

:: Vídeoclip produzido no RN tem qualidade internacional ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: Stand Up Comedy ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Circuito Cultural Ribeira - Natal RN ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Mister Brasil 2013 ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Flor do Natal ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Festival da mentira ( Entretenimento - Nylton Batista )

:: Lições práticas da novela Avenida Brasil ( Entretenimento - Linaldo Lima )