-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Entretenimento
 
Elisabeth Camilo

[ Elisabeth Camilo ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Tradutora, jornalista e mestra em Letras - Linguagem e Memória Cultural.

 

A mídia e a influência sobre as pessoas

 Saiu na última edição da revista Época, n.737, julho 2012, a notícia de capa de que " os gordinhos agora triunfam  na moda, no consumo, na cultura e em outros campos.   A matéria principal  deixa claro: é fashion agora estar acima do peso.  Os editores recorreram ao uso de estrelas da TV, do mundo do business para apontarem como os gordinhos estão em ascensão.  Li, com tristeza, a matéria, eu, que dentro de um mês serei jornalista formada.   Eu jamais escreveria esta matéria, a não ser que o ângulo fosse didático.   Não se pode  estimular uma coletividade inteira a seguir um rumo que seja negativo para todos.

Os editores, provavelmente pensando nos críticos de mídia, citaram que a mídia é preconceituosa quanto aos mais fofinhos e que muitas pessoas encontram a falta de prazer em degustar a matéria.  Também no conteúdo, afirma que estamos nos aproximando do nível dos Estados Unidos em termos de obesidade, tudo com tom muito positivo.

Nada tenho contra os que não estão dentro do limite do índice de massa corpórea.  Sou também contra as pessoas magérrimas, que, em nome da vaidade, morrem de desnutrição.  Mas não posso aceitar que um periódico como o citado  incite as pessoas a se tornarem mais gordas só porque algumas pessoas famosas o são.  Ser obeso é péssimo para a pessoa, para a família dela e para todos ao redor.   Países como os Estados Unidos da América lutam desesperadamente  para reduzirem  o nível de obesidade, que agora alcançou também os jovens e as crianças.  Excesso de peso promove doenças sérias  e mal-estar para o próprio obeso.  Concordo que, se há obesos, a moda precisa se adequar também para eles bem como o transporte público e a indústria de móveis.  Mas tudo isso custa caro demais para todos, em um país em que a saúde pede socorro  e as injustiças sociais são imensas.

O periódicoo também induz o leitor, principalmente o mais gordinho, de que há o mito de que eles são feios.  Isso não é real.  Feiura é uma questão íntima  e é bastante subjetiva  porque o que é feio para um é lindo para outro.   Na busca da neutralidade, os autores recorreram a um infograma sem grande destaque mostrando que ser gordo não é ser saudável, com fonte miúda e cores neutras: objeto é claro e se resume  " não me leia".

A sociedade em si não é inimiga e nem preconceituosa contra os que estão acima do peso. Na verdade, o problema do sobrepeso incide sobre o próprio obeso.   Se os nomes citados como exemplos seguidos são de pessoas ricas e famosas, isso quer dizer que elas têm dinheiro para pagar cirurgias, academias e, se quiserem, perderem peso com remédios milagrosos.  Mas o pobre depende de um sistema de saúde falido e morrerá com diabetes, hipertensão, câncer ou de outras doenças, ou ficará preso dentro de casa, sem poder ir e vir, porque o desafio contra a lei da gravidade não mais permite esse simples gesto.  

Na última parte da manchete, uma fonte afirma que os homens gostam mais das fofinhas.  Esqueceram de dizer que isso ocorre na Nigéria, onde  Holywwod  já  demonstrou em muitos filmes: quanto mais gorda, mais formosa ( Garotas Formosas  é o nome do filme).

A revista deixou de dizer que a moda para obesos é cara, que tudo para eles custa o dobro ou o triplo de valor.   Eles ignoraram o fato de que, para ser gordo,precisa ser rico para andar bemvestido e saudável.

Está na hora de a mídia ser fiscalizada em todos os aspectos.  Chega de exemplos de violência, de incitação ao uso de drogas e de elevação de certos problemas como positivos.  Seria ótimo que o artigo tivesse outra angulação: um lado positivo e um lado negativo da questão.  Mostrar os fofinhos que ficaram famosos e também aqueles que pssaram por grandes desafios para sobreviverem à morte.   Dar dicas para o bem-estar e  propor  controle para quem não consegue deixar de engordar.

O papel da mídia é avassalador:  para quem não tem senso crítico, qualquer informação que acalante, dê colo ou  ajude a sobreviver pode se transformar em regra essencial.  Este é o risco da reportagem em questão, ou seja, que fofinhos sem senso crítico  fiquem mais fofinhos e que magrinhos com inveja  se introduzam no mundo dos que caminham para a  obesidade.

 

 

 





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Aprendendo a ouvir ( Entretenimento - Eduardo Raia )

:: Ariano Vilar Suassuna ( Entretenimento - Farid Houssein )

:: Ela (Her) - filme de Spike Jonze, uma crônica sobre ( Entretenimento - Cristiana Passinato )

:: Mary Poppins, a verdadeira... A história real. ( Entretenimento - Cristiana Passinato )

:: Philomena ( Entretenimento - Cristiana Passinato )

:: Carnaval, Lepo Lepo e a cultura lixo ( Entretenimento - Mizael Souza )

:: A política e a cultura: A Rádio MEC ameaçada. ( Entretenimento - Roberto Bastos )

:: Resenha do Filme: 12 Anos de Escravidão ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: TNT transmite ao vivo as indicações ao OSCAR® 2014 ( Entretenimento - Vera Tabach )

:: Morre Nelson Ned, após problemas de saúde e financeiros ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: A Série 24 Horas estará de volta com uma nova temporada ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: B.Léza e o Dia da Morna ( Entretenimento - Mauro Moura )

:: As crianças e seus brinquedos ( Entretenimento - Tom Coelho )

:: Vídeoclip produzido no RN tem qualidade internacional ( Entretenimento - Wallace Moura )

:: Stand Up Comedy ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Circuito Cultural Ribeira - Natal RN ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Mister Brasil 2013 ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Flor do Natal ( Entretenimento - Wallace Costa )

:: Festival da mentira ( Entretenimento - Nylton Batista )

:: Lições práticas da novela Avenida Brasil ( Entretenimento - Linaldo Lima )
 
 
LiveZilla Live Chat Software

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo