-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Cidades
 
Jorge Azevedo

[ Jorge Azevedo ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Paisagista, Decorador, Professor e Poeta

 

O transito das grandes cidades é como a sala de nossa casa

Já não há espaço nas cidades para circulação de carros. Já não há hora específica para os grandes engarrafamentos e nem localização de cidades. Foi o tempo, quando somente nas grandes metrópoles o desfile de carros parados nas avenidas era realidade. Hoje, com a facilidade de financiamentos, aumento da renda per capita da família e a própria necessidade de locomoção, todos buscam ser donos do seu próprio carro. É fácil, é cômodo, é chique.

Os governantes, mesmo os melhores intencionados estão de mãos atadas. É plácido para nós, motoristas ou passageiros, reclamarmos da morosidade de se tornar viáveis planos e projetos mirabolantes para solução dos problemas crônicos do transito. Temos todos nós, soluções práticas e inteligentes para o transito, somente eles, os administradores não veem.

Saiamos do transito e entremos na cozinha de nossa casa para entender o que ocorre no transito. Lógico? Claro, bastante lógica a interligação.

Compro um apartamento pequeno, tipo conjugado. Parto agora para a decoração. Quero uma mesa com seis cadeiras; sofá espaçoso com três e dois lugares e mais uma poltrona chaise. Cabe? Não, não cabe e se ponho tudo isto, de qualquer jeito, não me locomoverei no apartamento. De quem é a culpa? Da indústria que produziu móveis gigantescos para o meu espaço? Para o construtor que construiu apartamento tão pequeno? Ou minha, que ainda sabendo do meu espaço insistir em ocupar cada centímetro com minha vaidade?

É exatamente o que ocorre nas cidades. Todos reclamam dos engarrafamentos, mas, a cada dia novos carros são despejados nas vias sem nenhuma cerimonia. Não estou absolvendo os administradores de culpa, quando afirmo que temos culpa, também com o inchaço no transito.

Poderíamos solucionar este problema simplesmente criando viabilidade para o transporte em massa. O ônibus é capaz de levar, por viagem, mais de cem passageiros, levando-se em conta que a maioria dos carros particulares leva somente um passageiro, cada ônibus tiraria das ruas setenta carros - pois, nem todos que andam de ônibus possuem carros. O metrô leva por vez, quinhentos passageiros. Cada viagem de metrô tiraria das ruas uma base de trezentos carros - pois, nem todos que andam de metrô possuem carros.

Alguém acabou de me perguntar "existe ônibus e metrô com qualidade para trocar o meu carro na ida ao trabalho"? Onde entra a administração pública. Se o ônibus ocupa o espaço de cem carros, crie-se então, espaço livre para quantidade maior de ônibus, aperfeiçoando-os, melhorando-os, equipando-os com conforto e segurança capaz de fomentar desejos de se deixar os carros nas garagens. Ou seja, a preocupação do governante não é criar comodidade para motoristas egoístas e vaidosos, mas, trabalhar em pró da comodidade e bem estar da coletividade.

Não tenho espaço para uma mesa com seis cadeiras. Quatro cadeiras me satisfazem. Para que dois sofás na sala? Apenas um me dará o conforto necessário e a poltrona? A poltrona fica para mais tarde, quando eu tiver um espaço maior. Ou seja, durante a semana, para que ocupar mais um espaço nas ruas com o meu carro? No final de semana sairei com ele. Para isto, preciso apenas que os governantes não se preocupem em criar alternativas para acabar com os engarrafamentos, mas, criar condições para o transporte público de massa ter qualidade.

Quando tratarmos as ruas das nossas cidades como projetamos a sala das nossas casas os engarrafamentos diminuirão bastante. A solução está nas mãos e cabeça dos administradores e está em nossas cabeças e atitudes.

 





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Sistema Municipal de Cultura de Itabira ( Cidades - Mauro Moura )

:: O Amor meio correspondido ( Cidades - Mauro Moura )

:: Ariano Suassuna, Ouro Preto e a Cadela Branquinha ( Cidades - Elisabeth Camilo )

:: Exemplo a ser seguido pensando na segurança dos usuários de bancos ( Cidades - Wallace Moura )

:: Participe bella do 40º Festival de Inverno de Itabira ( Cidades - Mauro Moura )

:: Ouro Preto, Trânsito e a Casa da Mãe Joana ( Cidades - Elisabeth Camilo )

:: Segundas-Feiras em Ouro Preto: desmotivação para turistas e perda imensa de receitas a partir do turismo ( Cidades - Elisabeth Camilo )

:: Pra frente, Brasil. ( Cidades - Mauro Moura )

:: Viver em Ouro Preto ( Cidades - Elisabeth Camilo )

:: A Sociedade do Espetáculo II ( Cidades - Elisabeth Camilo )

:: PAC das Cidades Históricas, Itabira continua em esforço de guerra ad eternum ( Cidades - Mauro Moura )

:: Duplicação da BR 381, remendo em pano velho ( Cidades - Mauro Moura )

:: Itabira em esforço de guerra ad eternum ( Cidades - Mauro Moura )

:: Recife e Salvador são as cidades mais difíceis de conseguir emprego ( Cidades - Isis Nogueira )

:: O grande baile, as princesas e o príncipe da paz ( Cidades - Elisabeth Camilo )

:: Ouro Preto - A Cidade sem Semáforos ( Cidades - Elisabeth Camilo )

:: A SMACON e seus paradigmas ( Cidades - Mauro Moura )

:: Presente de final de ano ( Cidades - Mauro Moura )

:: Incêndios em Ouro Preto ( Cidades - Elisabeth Camilo )

:: Jardim de plástico ( Cidades - Mauro Moura )
 
 
LiveZilla Live Chat Software

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo