-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Informática
 
Isis Nogueira

[ Isis Nogueira ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Estudante de Jornalismo. Convicta de que não pode faltar a um jornalista um inglês fluente e um conhecimento firme do Direito.

 

Expansão das lojas virtuais

Tradicionalmente, até o final da década de 80, fazer compras em lojas físicas era uma modalidade marcante na vida dos consumidores Brasileiros. Porém, em meados dos anos 90, surge uma nova tendência comercial: as lojas virtuais, que são sites de e-commerce (comercio eletrônico), onde é disponibilizado ao cliente uma gama de produtos e um carrinho de compras (uma característica indispensável em uma loja online). O pagamento é feito, também, em um processo totalmente digital com cartão de crédito ou boleto bancário.

A necessidade de fazer compras em um ambiente virtual, deriva do desejo que consumidor tem de se sentir mais a vontade para escolher seus produtos. Segundo pesquisa feita pela Kuantokusta (empresa especialista em comparação de preços) e pela Netquest (empresa voltada para pesquisas através da internet) concluiu que consumidores sentem-se pressionados por vendedores a comprar quando vão à loja física.

Este cenário impulsiona as empresas a expandirem seus negócios para as vendas online. A FedEx, empresa americana de transportes aéreos, que comprou a rapidão cometa acredita no potencial das lojas on-line. “ O comércio eletrônico é uma das áreas de maior oportunidade, podemos suprir a demanda desse setor”, disse a gerente sênior de operações da FedEx Express Vera Lucia Barbosa Lima.

Ainda, segundo Lima, uma empresa de varejo on-line pode se concentrar apenas apenas nas vendas de seus produtos, enquanto a FedEx faz a administração das mercadorias nos centros de distribuição e a entrega na casa do cliente.

A multiplicação e a consolidação das lojas virtuais é uma tendência de mercado que surge não só por consequência da globalização, mas devido algumas facilidades. Uma delas, é a manutenção que se comparada a das lojas físicas saí bem mais em conta, já que não é necessário  pagar aluguel.

Outro ponto importante é a lucratividade. Segundo a  e-bit (empresa referência no fornecimento de informações sobre e-commerce nacional), o faturamento do e-commerce no Brasil em 2012 foi de 22,5 bilhões de reais.

A grande vantagem para o consumidor é comprar, sem sair de casa com conforto e segurança, tendo a possibilidade de comparar preços e produtos com comodidade e principalmente sem pressão de vendedores aumentando assim, as chances de sua compra ser por necessidade e não por impulsos.





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Estado de graça ( Informática - Lecy Pereira )

:: Expansão das lojas virtuais ( Informática - Isis Nogueira )

:: Internet dependência ( Informática - Jorge Hessen )

:: Arrogância internética ( Informática - Patrícia Cozer )

:: A Internet e a fábrica de apedeutas ( Informática - Luiz Phelipe )

:: Corrente do bem ( Informática - Pedro Cardoso )

:: A praga das redes sociais - parte III ( Informática - Patrícia Cozer )

:: Quando não tínhamos mídias sociais ( Informática - Ana Paula Lisboa )

:: Orkut ou Facebook? Por trás dos mitos ( Informática - Diego Grossi )

:: A praga das redes sociais - parte II ( Informática - Patrícia Cozer )

:: A praga das redes sociais ( Informática - Patrícia Cozer )

:: Lições do FISL 2011 ( Informática - Klaibson Ribeiro )

:: Lançado Linux Fedora 15 ( Informática - Klaibson Ribeiro )

:: Redes sociais e cia ( Informática - Sivaldo Venerando )

:: LibreOffice Para Leigos ( Informática - Klaibson Ribeiro )

:: Advicemee, a rede social criada por alunos da UnB ( Informática - Ana Paula Lisboa )

:: O declínio do Orkut ( Informática - Jéssica Cavalcante )

:: A internet como fenômeno de globalização e de solidão ( Informática - Luisa Lessa )

:: Em qu@l mundo você vive? ( Informática - Rocheli Camargo )

:: Mil e uma utilidades da internet ( Informática - Pedro Cardoso )
 
 
LiveZilla Live Chat Software

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo