-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Vida e Saúde
 
Wallace Moura

[ Wallace Moura ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Empreendedor. Fundador do Portal Parnanet e Idealizador do Gosto de Ler.

 

Governo Brasileiro dá um dos passos mais irresponsáveis da história: Importação de Médicos Cubanos

Protesto contra médicos cubanos
 
Já não espanta que o governo Brasileiro, ao longo da história, tome medidas “emergenciais” com finalidades eleitoreiras. Quanto mais se aproximam as eleições, mas vemos inaugurações de construções (mesmo que não estejam terminadas), aumento de salário mínimo, e promessas, muitas promessas.  Mas desta vez o governo passou dos limites, colocando em risco a saúde da população, que já sofre, não por falta de médicos, como o governo está afirmando, mas por falta de salários díginos e de estrutura para se trabalhar.

A nova medida do governo irá importar 4.000 médicos cubanos, sem nenhuma avaliação de seus currículos, e sem ao mesmo confirmar que saibam falar Português. É um disparate, uma verdadeira propaganda enganosa, de que o problema está sendo resolvido. Pelo contrário, cria-se um problema ainda maior, mas o governo está pronto para investir dinheiro na mídia, de forma que façam a cabeça dos menos privilegiados (o que não é difícil, num país cuja educação é de envergonhar o mundo).

O Brasil continua usando máscaras, manipulando números e construindo uma imagem falsa para estrangeiro ver. Agora, quer também fingir-se de mocinho para a própria população. Eu, agora residente nos EUA, tenho acompanhado as revoltas e protestos no Brasil, com um ar de orgulho, alegria, mas também tristeza, quando vejo que alguns grupos desvirtuam os movimentos populares, caracterizando-os como anarquia.

Enfim, fica no ar o que irá acontecer nos próximos dias.  Os Brasileiros irão engolir essa marmelada, ou o povo irá novamente se levantar e mostrar a sua força?

Segue abaixo a nota emitida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) , que com muita coragem e dignidade, se posicionou completamente contra a medida ilusória do governo:

“O Conselho Federal de Medicina (CFM) condena de forma veemente a decisão irresponsável do Ministério da Saúde que, ao promover a vinda de médicos cubanos sem a devida revalidação de seus diplomas e sem comprovar domínio do idioma português, desrespeita a legislação, fere os direitos humanos e coloca em risco a saúde dos brasileiros, especialmente os moradores das áreas mais pobres e distantes.

Trata-se de uma medida que nada tem de improvisada, mas que foi planejada nos bastidores da cortina de fumaça do malfadado Programa “Mais Médicos”. O anúncio de nesta quarta-feira  (21) coloca em evidência a real intenção do Governo de abrir as portas do país para profissionais formados em Cuba, sem qualquer avaliação de competência e capacidade. Estratégia semelhante já ocorreu na Venezuela e na Bolívia, com consequências graves para estes países e suas populações.

Conforme já denunciado pelas entidades médicas, a gestão temerária do Ministério da Saúde nunca priorizou o profissional formado no país ou os estrangeiros com competência atestada pelo Revalida. O Programa “Mais Médicos”, com seus prazos inexequíveis e falhas de sistemas, desde sua concepção já apontava para o desfecho anunciado.

Alertamos à sociedade que o Brasil entra perigosamente no território da pseudo-assistência calcada em evidentes interesses pessoais e políticos-eleitorais. Todos os brasileiros devem ter acesso ao atendimento universal, integral, gratuito e com equidade, conforme previsto pela Constituição ao criar o Sistema Único de Saúde (SUS).  Não há cidadãos de primeira e segunda categoria, e é isso que essa medida cria.

Além disso, o anúncio dessa importação mostra também o desrespeito do Governo Federal com os direitos humanos, individuais e do trabalhador. De forma autoritária e demagógica, em nome de soluções simplificadas para problemas complexos, o Governo – preocupado com marcas de gestão de olhos numa possível candidatura – rasgou a lei e assume a responsabilidade por todos os problemas decorrentes de seu ato demagógico e midiático.

Contra tudo isso e para garantir os direitos dos cidadãos brasileiros, serão envidados esforços, inclusive as medidas jurídicas cabíveis, para assegurar o Estado Democrático de Direito no país, com base na dignidade humana.

A sociedade não deve aceitar passivamente essa proposta e, portanto, os Conselhos de Medicina conclamam o Poder Legislativo; o Poder Judiciário; o Ministério Público; as universidades; a imprensa; e todos os movimentos da sociedade civil organizada a se posicionarem contra esta agressão à Nação e em benefício de um sistema público de saúde de qualificado.”





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: A dor da perda afetiva ( Vida e Saúde - Luisa Lessa )

:: Papel da Internet na vida das pessoas ( Vida e Saúde - Luisa Lessa )

:: A praga do século II ( Vida e Saúde - Nylton Batista )

:: A praga do século ( Vida e Saúde - Nylton Batista )

:: Um pouco de magia ( Vida e Saúde - Elisabeth Camilo )

:: A genialidade de uma surdez... Ludwing van Beethoven ( Vida e Saúde - Jorge Azevedo )

:: Aids, o mal do século? ( Vida e Saúde - Jorge Azevedo )

:: Tratamento rejuvenescimento facial com aplicação de vitamina C ( Vida e Saúde - Ana Monteiro )

:: O mundo necessita de comunicação e humanismo ( Vida e Saúde - Luisa Lessa )

:: Síndrome do Pânico ( Vida e Saúde - Cíntia Vilani )

:: Não matarás ( Vida e Saúde - Nylton Batista )

:: Casamento como fator social ( Vida e Saúde - Cíntia Vilani )

:: Sobre o programa Mais Médicos ( Vida e Saúde - Gizelle Saraiva )

:: Drogas lícitas ou ilícitas: o poder destruidor de ambas e a necessidade de mudança na Legislação ( Vida e Saúde - Mizael Souza )

:: Alcoolismo: mentiras, verdades e a cura ( Vida e Saúde - Mizael Souza )

:: Libertinagem em uma Sociedade Relativista ( Vida e Saúde - Mizael Souza )

:: O segredo mastigação ( Vida e Saúde - Nylton Batista )

:: Tabaco zero ( Vida e Saúde - Nylton Batista )

:: Como parar a ansiedade ( Vida e Saúde - Ana Fabyely Kams )

:: A personalidade das pessoas ( Vida e Saúde - Luisa Lessa )
 
 
LiveZilla Live Chat Software

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo