-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Religião Cristã
 
Alessandro Mendonça

[ Alessandro Mendonça ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Formado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Nacional (DF) em 1997 e ordenado Pastor batista em 1998.

 

O missionário viável - alguém que torna a vida melhor onde quer que esteja

E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. Evangelho de S. João, cap 2.

O primeiro milagre de Jesus Cristo foi transformar água em vinho. Seu ministério missionário estava somente começando e Jesus tinha apenas uma meia dúzia de seguidores quando foi convidado para uma festa de casamento em Caná da Galileia. Portanto, o convite não fora por sua popularidade ou pelos milagres que fazia.  

O mais provável é que Maria, sua mãe, tenha sido a convidada principal e Jesus e seus recentes discípulos a tenham acompanhado. 

Esta história revela, dentre outras coisas:

A obra missionária pode começar num ambiente não religioso. Jesus não discriminou aquele ambiente e aquelas pessoas. Muitos missionários têm receio e até mesmo aversão a festas e comemorações mundanas. Mas Jesus iniciou seu ministério justamente num ambiente de diversão. Não numa igreja, não no pináculo do Templo. O Diabo o convidou para ir ao Templo e lançar-se do ponto mais alto, pousando milagrosamente diante dos judeus e Ele não foi. Um anônimo o convidou para uma festança de casamento e Ele não se negou a estar lá. Interessante, não?  
 
A obra missionária não começa com juízo e condenação, mas com serviço. Festas naquela época duravam até sete dias ou até o vinho acabar. Algumas pessoas têm receio de convidar um missionário suas casas, suas festas. Temem que ele seja um estraga-prazeres.  Jesus foi às Bodas de Cana e não proibiu a bebida, não coibiu a alegria e a diversão, não proferiu sermões sobre abstinência ao álcool. Jesus foi lá para servir. Podemos ser úteis em ambientes não religiosos, servindo a pessoas não religiosas, e fazendo coisas não religiosas e ainda assim estaremos fazendo a obra de Deus. Talvez numa festa, talvez ajudando com a louça ou com a comida, talvez servindo o vinho.  
 
Jesus não comprometeu seu testemunho, não se embriagou, não incentivou a bebedeira. Mas sua presença foi abençoadora e despertou o interesse a curiosidade de muitos ali.  
 
A obra missionária começará a despertar a atenção à medida que tornar a vida à sua volta melhor. A água é o líquido mais nobre e útil que existe. Porém não substitui o vinho. Você não serve água para os convidados ao invés da Coca-Cola. Para festas água não serve. A não ser que você tenha Jesus entre seus convidados. Porque outra coisa que Jesus faz quando é convidado é alterar a substância das coisas. Na vida de muita gente o vinho acabou. E quando o vinho acaba, acaba a festa. E quando a festa acaba os convidados se vão e só sobram os vazios e os restos. Por vezes os casamentos viram “água”, os relacionamentos perdem o sabor, a existência perde a cor. Mas, aquilo que para nós não tem sabor, cheiro e cor, para Cristo é a matéria prima.  
 
Quando Jesus transformou água em vinho, ele pediu que os empregados enchessem de água algumas talhas que se encontravam naquela casa. Essas talhas eram objetos cerimoniais. Eram usadas com propósitos religiosos, para purificação dos judeus. Era a água benta da época. Quando Jesus as utiliza como recipientes de vinho, ele nos ensina uma lição: o verdadeiro sentido religioso de qualquer objeto deve ser o de servir ao próximo. Jesus comete um sacrilégio aos olhos ultra-conservadores de sua época.  
 
A obra missionária deve se dispor a atender a qualquer real necessidade, não apenas necessidades espirituais. Jesus não providenciou o vinho para promover a bebedeira de ninguém. O que fez, foi atender a real necessidade do anfitrião. Jesus livrou aquela pessoa da embaraçosa situação de encerrar a festa por falta do que servir aos convidados. E mais que isso: além de não passar vergonha, o anfitrião teve a satisfação de ouvir o comentário geral de que o vinho servido por último era ainda melhor.  
 
Aproveitar as oportunidades para servir, abrirá outras portas de oportunidades, gerará empatia e confiança e despertará as pessoas para busca do missionário como alguém que possa ajudá-las em questões mais importantes, mais pessoais.” 





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Mais ficção e menos conhecimentos bíblicos ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: Avivamento e convicçao de pecado ( Religião Cristã - Silaell Dantas )

:: Bendito seja o Deus da nossa salvaçao ( Religião Cristã - Silaell Dantas )

:: A inegociável Palavra de Deus ( Religião Cristã - Silaell Dantas )

:: Tempos difíceis profetizados por Jesus Cristo ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: Se Tu És Igreja de Deus ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Por Se Multiplicar a Iniquidade ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: O Paradoxo de Epicuro ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: A Multiplicação Dos Pães E Peixes ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Filhos orientados para a fé ( Religião Cristã - Carlo Dionei )

:: Importa antes obedecer à Deus ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Perigosas polêmicas religiosas ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: Lidando com reclamações ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: O missionário viável - alguém que torna a vida melhor onde quer que esteja ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: As verdades sobre a Videira ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: A Verdade Está Com Os Símplices ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: A vida que somente Ele dá ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: A Triade da Graça ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: O Sucesso é... Ser Um Escolhido! ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Milagres ( Religião Cristã - Carlo Dionei )
 
 
LiveZilla Live Chat Software

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo