-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Religião Cristã
 
Alessandro Mendonça

[ Alessandro Mendonça ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Formado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Nacional (DF) em 1997 e ordenado Pastor batista em 1998.

 

Lidando com reclamações

Há uma verdade absoluta sobre a relação entre motoqueiros e quedas e é a seguinte: se você é motoqueiro, ou já caiu ou vai cair. Uma aplicação semelhante pode ser feita entre a relação entre líderes e reclamações. Se você é líder, ou já ouviu ou vai ouvir. E o modo como você reage à elas, como lida com as demandas será determinante na continuidade ou não de sua influência como gestor.

Neemias foi uma importante figura na história pós-exílica dos judeus. Sua história está registrada na Bíblia, no livro que leva seu nome e do qual, acredita-se, teria sido autor primordial. Neemias licenciou-se de seu posto de copeiro de Artaxerxes I, imperador da Pérsia, para tornar-se figura central da obra de reedificação dos muros de Jerusalém e de importantes reformas religiosas. 

Todo esforço extremo produz efeitos colaterais. A missão de reconstrução estava cumprida, todavia uma desconstrução se processara nos bastidores. A obra de reparação dos muros que cercavam a cidade exigiu um descomunal esforço da massa de trabalhadores unidos em mutirão. Tendo que ocupar-se, ao mesmo tempo, com a reforma dos muros e com a segurança contra ameaças externas de invasão, os operários – voluntários, na maior parte –acabaram indo à bancarrota. Faltou-lhes tempo para trabalharem pelo próprio sustento. 

É nesse momento que chega ao conhecimento de Neemias o clamor do povo:

Ora, o povo, homens e mulheres, começou a reclamar muito de seus irmãos judeus. Alguns diziam: "Nós e nossos filhos e filhas somos numerosos; precisamos de trigo para comer e continuar vivos". Outros diziam: "Tivemos que penhorar nossas terras, nossas vinhas e nossas casas para conseguir trigo para matar a fome". E havia ainda outros que diziam: "Tivemos que tomar dinheiro emprestado para pagar o imposto cobrado sobre as nossas terras e as vinhas. Apesar de sermos do mesmo sangue dos nossos compatriotas e dos nossos filhos serem tão bons quanto os deles, ainda assim temos que sujeitar os nossos filhos e as nossas filhas à escravidão. E, de fato, algumas de nossas filhas já foram entregues como escravas e não podemos fazer nada, pois as nossas terras e as nossas vinhas pertencem a outros" - Neemias 5:1-5

Neemias é lançado diante de uma situação que todo líder já viveu ou vai viver: a reclamação dos liderados. 

Nem sempre uma reclamação é sinônimo de oposição, mas, para líderes inseguros, o primeiro risco que enfrentam diante de uma reclamação é de interpretá-la como tal. Neemias acabara de liderar o povo na tarefa hercúlea de reparação dos muros em tempo recorde e sob as mais adversas condições. Era um momento de regozijo e satisfação. Não custa imaginar que Neemias tenha suposto que a turba que se aproximava de sua residência naquela manhã fosse para apresentar-lhe os mais efusivos agradecimentos. Às vezes ocorre o mesmo conosco. Depois de uma vitória, vem o alívio e a expectativa de reconhecimento público de nossos esforços. Mas, sem que possamos imaginar, turbulências podem estar ocorrendo nos subterrâneos, nos bastidores. Silenciosamente. O protesto da multidão pega Neemias de surpresa.

Quando ouvi a reclamação e essas acusações, fiquei furioso - Neemias 5:6

A primeira lição que aprendemos com Neemias é

DIANTE DA RECLAMAÇÃO, FAÇA UM ESFORÇO PARA OUVIR – o texto diz “Quando ouvi a reclamação”. É preciso ter serenidade em situações como essa. Reclamações nem sempre vem expressas em termos polidos e tom de voz cordial. Ao contrário, o comum é que sejam viscerais, passionais e até exageradas. Ouvir e deixar o outro (ou outros) dar vazão ao que sente é o primeiro (e talvez mais importante) passo para administrar a crise que se estabelece.

Mas Neemias não se limita a ouvir. A atenção dada às demandas do povo possibilitou que Neemias entendesse que suas reclamações eram justas e mais que isso: eram urgentes. E isso nos leva ao segundo aprendizado:

DIANTE DA RECLAMAÇÃO, SEJA SOLIDÁRIO A QUEM RECLAMA – Depois que se ouve, depois que se absorve, fica mais fácil compreender e ser simpático à causa do reclamante. A reclamação, conquanto carregue uma negatividade inerente – não é prazeroso fazê-la, nem ouvi-la – pode ser entendida, muitas vezes, como um “elogio, às avessas” pois quem reclama a um líder, demonstra reconhecimento e mesmo esperança que esse que ouve é o mesmo que pode dar uma solução. Todo líder deveria agradecer quando ouve uma reclamação de um liderado. Melhor que reclamem a ele do que a outros. 

O texto diz que Neemias ficou “irado” com o que ouviu. Ele considerou (corretamente) que as demandas eram procedentes, mas Neemias não cometeu uma falha muito comum em situações de comoção extrema. Não agiu precipitadamente.

Depois de ter refletido, censurei os nobres e os magistrados: Por que, lhes disse eu, cobrais juros abusivos de vossos irmãos? Convoquei então por causa deles uma grande assembleia - Neemias 5:7 

Note: “Depois de ter refletido”. Questões urgentes exigem respostas rápidas, mas não respostas apressadas ou impensadas. Neemias faz uma avaliação e então age. Eis a terceira lição: DIANTE DA RECLAMAÇÃO, FAÇA UMA AVALIAÇÃO DETALHADA. Essa avaliação possibilitou a Neemias uma acurada distinção. O relato do próprio Neemias revela que ele soube identificar DIFERENÇAS entre as reclamações coletivas. Se você leu o texto rapidamente é possível que não tenha notado, mas há três grupos distintos de reclamações. Note as expressões “Uns diziam”, “outros diziam” e “havia ainda outros que diziam”. Por que Neemias não registra todas as reclamações num mesmo balaio de “crise social”? Simples. Porque não eram. E o bom gestor, após ouvir e refletir, saberá discernir que a “mesma crise” pode assumir “diversas manifestações”: escassez de comida em famílias numerosa (5.2), penhora de bens e terras (5.3) e agiotagem e trabalho escravo (5.4). 

Quando sofremos, às vezes, a solução já começa antes mesmo do problema estar resolvido. Um líder que age como Neemias já oferece conforto: a capacidade de ouvir, de distinguir as diversas vozes na multidão e fazer o diagnóstico, tanto coletivo quanto particular, fará com que sintamos que, conquanto o problema ainda permaneça, todavia já não estamos desamparados.

Quando Neemias decide agir, ele SABE o que fazer, a QUEM dizer e O QUÊ propor. Diz o texto que ele identifica os responsáveis, delega responsabilidades e extingue o mal pela raiz. Sua atitude para solucionar o conflito constitui suficiente material para outra análise. A leitura do restante do capítulo cinco do livro de Neemias mostrará como ele resolveu o problema, mas seu exemplo como líder diante das reclamações do povo pode se resumir aqui: que a reclamação deixa de ser um “problema em si” quando o líder ouve, discerne e se solidariza. É quando a reclamação se torna “missão” e os reclamadores se tornam “aliados”. 





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Mais ficção e menos conhecimentos bíblicos ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: Avivamento e convicçao de pecado ( Religião Cristã - Silaell Dantas )

:: Bendito seja o Deus da nossa salvaçao ( Religião Cristã - Silaell Dantas )

:: A inegociável Palavra de Deus ( Religião Cristã - Silaell Dantas )

:: Tempos difíceis profetizados por Jesus Cristo ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: Se Tu És Igreja de Deus ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Por Se Multiplicar a Iniquidade ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: O Paradoxo de Epicuro ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: A Multiplicação Dos Pães E Peixes ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Filhos orientados para a fé ( Religião Cristã - Carlo Dionei )

:: Importa antes obedecer à Deus ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Perigosas polêmicas religiosas ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: Lidando com reclamações ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: O missionário viável - alguém que torna a vida melhor onde quer que esteja ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: As verdades sobre a Videira ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: A Verdade Está Com Os Símplices ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: A vida que somente Ele dá ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: A Triade da Graça ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: O Sucesso é... Ser Um Escolhido! ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Milagres ( Religião Cristã - Carlo Dionei )
 
 
LiveZilla Live Chat Software

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo