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Andréa Pereira

[ Andréa Pereira ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
TI, Gestão do Conhecimento, Recursos Humanos e Ética.

 

Cliente organizacional...

Infelizmente atualmente não basta apenas o conhecimento, é necessária uma equipe que consiga executar os processos necessários. Indispensável ter além de uma equipe capacitada, todos os subsídios para manter as metas da empresa.

            Cabe salientar que não existem "fórmulas mágicas", que façam com que uma empresa que apresente um déficit de qualidade, mantenha os seus clientes e seu lugar no mercado.

            O cliente está e sempre estará em busca do diferencial, da empresa que consiga suprir suas necessidades seja de produtos ou serviços. A qualidade tem que ser uma meta constante, não apenas no pré, mas principalmente no pós venda. Deparamos-nos constantemente com exemplos de mau atendimento, em horas de espera sem que sejam solucionadas as questões que fizeram o cliente procurar novamente a empresa. Hoffman (2013) afirma que:

As empresas adquirem produtos ou serviços por diversos motivos, principalmente, para atender a demanda proveniente por parte dos consumidores finais, mas também para manter suprimentos necessários ao processo produtivo, repor estoque, manter os padrões de qualidade, manter seu posicionamento competitivo, realizar aquisições ao mínimo custo possível, evitar desperdício, entre outros.

 

            Um cliente mal atendido costuma disseminar o porquê de sua insatisfação e consequentemente além de perder o citado cliente, todos os seus conhecidos e seus círculos serão atingidos.

            As empresas dependem inteiramente da sua clientela, portanto, é necessário que zelem por mantê-la, apresentando motivos que façam que exista uma fidelização. Um cliente satisfeito sempre retornará onde foi bem atendido.

            A busca por novas formas de atendimento que proporcionem ao cliente um alto grau de satisfação é a ambição da maioria das empresas, a forma de fazer essa equação funcionar nem sempre será complexa, desde que o gestor tenha claramente qual é seu foco.

"O propósito de um negócio é criar um cliente.” (Peter Drucker)





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