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Andréa Pereira

[ Andréa Pereira ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
TI, Gestão do Conhecimento, Recursos Humanos e Ética.

 

Buscando novas metas...

Ter as informações sobre  todos os ângulos dos problemas encontrados na empresa, nem sempre é uma tarefa fácil, porém, não estar atento não consiste numa boa opção. No mercado, quem se destaca são aqueles que conseguem passar pelas “tempestades organizacionais” com o menor prejuízo possível.

É imprescindível cultivar a arte de sobreviver, neste caso, numa empresa, nos momentos de crise, despertar o interesse das equipes que fazem parte do processo, já que a análise das alternativas disponíveis, é caso de vida ou morte dentro de uma organização. Para Augusto(2011):

Durante anos as organizações lutaram para conquistar os seus clientes, aumentar suas vendas e a sua lucratividade. Com o passar do tempo às estratégias organizacionais foram mudando, o papel do administrador foi sendo fundamental nas tomadas de decisões e nos processos.

Para alguns leigos, administrar não passa de um conceito que se aprende na faculdade, porém cabe ressaltar que, administrar é muito mais do que um mero aprendizado acadêmico, já que está presente em todas as áreas de nossas vidas seja dentro ou fora de uma organização.

A experiência faz com que os indivíduos se preparem para as intempéries, entretanto, ninguém é mágico para tirar a cada momento um coelho novo da cartola. A razão deve nortear todo e qualquer comportamento, já que o fluxo de informação e a competição são cada vez mais determinadas pelo mercado.

O gestor não pode contar apenas com situações eventuais, o cotidiano  é feito de questões inesperadas, tem que estar atento ao bom atendimento, além da educação e amabilidade, não pode ser deixada de lado à firmeza para lidar com clientes mais difíceis, fazendo-os entender o papel de cada um no processo.


“Há três tipos de empresas: Empresas que tentam levar os seus clientes onde eles não querem ir; empresas que ouvem os seus clientes e depois respondem às suas necessidades; e empresas que levam os seus clientes aonde eles ainda não sabem que querem ir.” (Gary Hamel)





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