-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Esportes
 
Jorge Azevedo

[ Jorge Azevedo ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Paisagista, Decorador, Professor e Poeta

 

O valor de uma medalha olímpica

Afinal, quanto custa uma medalha de ouro, uma medalha de prata e uma medalha de bronze com o brazão olímpico?

O Brasil ainda não fez as contas dos gastos para ter em suas galerias algumas destas medalhas. Se fosse ainda, para ter uma coleção delas, até merecia aplausos a quantidade de "zeros" à direita de números, quando, e se alguém especificar, os valores gastos para a megalomania olímpica brasileira.

Afinal, depois de tudo, quanto custará ao Brasil cada medalha de ouro, de prata e de bronze? E não venham com a balela de frutos olímpicos, como construções de vias, melhoramento de transporte, estruturas esportivas para a comunidade... Isto não é presente, isto deveria ser obrigação dos administradores eleitos para fazerem isto.

Tudo bem, concordo que, com um mega evento, desse porte, haveria necessidade de aprimoramentos, sofisticações, adaptações... Minha pergunta, essa que dentro de mim não se cala e grita... Tudo isto para mostrar ao mundo que podemos fazer isto?

Eu estou curtindo os jogos olímpicos, não por ele estar sendo realizado no meu país (em Havana escutei os cubanos chamarem o seu país, orgulhosamente de "meu país", achei bonito, achei romântico, achei verdadeiro), mas, por ele ser jogos olímpicos e poderia ser realizado em qualquer outro país e eu estaria vibrando com a mesma intensidade.

As áreas nobres do Rio de Janeiro estão coalhadas de policiais, tanques de guerras, acho até que tem submarinos voando pelos céus do rio e helicópteros vasculhando as zonas abissais dos mares cariocas. Acho até que tem porta-aviões nos trilhos dos trens da Central do Brasil e trens adaptados com olhos eletrônicos nas baías de Botafogo e da Praia Vermelha. Está de cabeça para baixo o pensamento dos administradores brasileiros.

Particularmente quero que seja um sucesso os "nossos" jogos olímpicos, mas, se eu tivesse poderes mágicos mexeria minha varinha de condão e faria a Seleção Brasileira de Futebol se classificar somente para enfrentar novamente a Seleção Alemã e a Seleção Alemã não ter consideração com o "futebol pentacampeão", quem sabe assim alguém se pergunta "porquê Neymar foi escalado com capitão da seleção se entre todos ele é o mais nervosinho?".

Afinal, o motivo de minha crônica é o valor de uma medalha de ouro, de prata e de bronze com o brazão olímpico. Quanto custará aos cofres brasileiros cada uma das quase nenhumas medalhas que o Brasil ganhará? E volto eu ao meu instinto especulativo... Falta dinheiro no Brasil, atravessamos uma das maiores crises da história do país, desde 22 de abril de 1500, isto se o Brasil foi mesmo descoberto pelos portugueses, representados por Pedro Álvares Cabral, naquele dia. Há desemprego, não há UTIs, médicos saem de casa pela manhã com o ímpeto de Deus e chegando nos hospitais, pela cara, pela ficha, pelo custo, determina quem irá para um leito da UTI e quem vai para um leito do necrotério, e ele sai como se sua atitude fosse a mais olímpica das atitudes e até reclamam, alguns desses deuses outorgados de doutores, não ganharem uma medalha.

O desemprego está batendo, e batendo ele já entrou, se instalando em cada uma das casas brasileiras. Há hoje no Brasil, alguma residência sem um desempregado? Residência de políticos não conta. E estamos realizando a melhor das olimpíadas, e o Brasil ganhará... Chegará a meia dúzia de medalhas? Se chegar, afinal, quanto custará cada uma dessas medalhas?

Tenho acompanhado as páginas policiais dos jornais do Rio de Janeiro... É verdade, a criminalidade no Rio de Janeiro diminuiu e eu me pergunto, diminuiu mesmo ou estão sendo censuradas as notícias sobre a criminalidade no Rio de Janeiro? O que eu sei é que pelo Brasil aumentaram os assaltos aos caixas eletrônicos e carros fortes, não parece uma contra partida? Será que alguém fez acordo com alguém? Durante a Copa do Mundo, quem não lembra? Aconteceu esse fenômeno, também. E lá vou eu distorcendo o motivo de minha crônica.

Afinal, quanto custará aos cofres combalidos da nação brasileira cada medalha de ouro, de prata e de bronze que o "meu país" (parece que estou ouvindo as crianças cubanas falando) porá em sua galeria de medalhas?






Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Os números dão moral ao time do Bahia ( Esportes - Ruy Matos )

:: Alegria dos tricolores e tristeza dos rubro-negros baianos ( Esportes - Ruy Matos )

:: Sinal vermelho na Toca do Leão ( Esportes - Ruy Matos )

:: Sinal amarelo para os times baianos ! ( Esportes - Ruy Matos )

:: O valor de uma medalha olímpica ( Esportes - Jorge Azevedo )

:: Um divisor de águas ( Esportes - Ruy Matos )

:: Salve a República Federativa da canalhice ! ( Esportes - Ruy Matos )

:: Lionel Messi é pentacampeão na BOLA DE OURO ( Esportes - Ruy Matos )

:: Cautela e caldo de galinha são importantes ( Esportes - Ruy Matos )

:: Cautela e caldo de galinha são importantes ( Esportes - Ruy Matos )

:: Nem sempre as torcidas levam equipes às vitórias ( Esportes - Ruy Matos )

:: A torcida esperava muito mais do Bahia ( Esportes - Ruy Matos )

:: Uma rodada boa para o Esporte Clube Bahia ( Esportes - Ruy Matos )

:: O Bahia merece ser criticado ( Esportes - Ruy Matos )

:: Um jogo sem nenhuma importância ( Esportes - Ruy Matos )

:: Bahia e Vitória: dois momentos diferentes ( Esportes - Ruy Matos )

:: O Felipe Scolari estava certo ( Esportes - Manoel Tupyara )

:: Não dá para aceitar ! ( Esportes - Ruy Matos )

:: Atestado de incompetência ( Esportes - Ruy Matos )

:: Aprendendo com os erros contumazes ( Esportes - Ruy Matos )
 
 
LiveZilla Live Chat Software

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo