-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Religião Cristã
 
Silaell Dantas

[ Silaell Dantas ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Músico, Compositor e Ministro de Louvor.

 

A inegociável Palavra de Deus


Salmo 119:105
105. Lâmpada pala os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos.

Introdução

        Meus queridos leitores, o Salmo 119 é o "livro de bolso de Davi", aqui temos o diário dele, escrito em vários momentos através de uma vida longa. O tema único é a palavra do Senhor. Davi mostra com entusiasmo em cada versículo, a riqueza que é a palavra do Senhor e que nós não podemos negligenciar tamanha riqueza.
        Precisamos da palavra, assim como necessitamos do ar que respiramos para viver. No entanto, ter essa palavra preciosa, não significa possuir um exemplar da bíblia em nossa casa. Andrew Bonar, conta de um cristão simples numa casa de fazenda que tinha meditado sobre a Bíblia toda, três vezes. Foi exatamente o que este salmista tinha feito, de ler tinha passado a meditar. Você percebe a diferença? ler e depois, num estágio mais profundo, passar a meditar na palavra.
      Charles Sprugeon disse acerca desse salmo: “Davi tinha sacudido cada árvore frutífera do jardim de Deus, e colhido ali frutos de ouro”. Queridos, sacudir as arvores é ler com diligencia a palavra de Deus, mas só colheremos os frutos de ouro, se meditarmos nela. Martin Boos diz: "A maioria dos crentes lê sua Bíblia como vacas no capim denso, que esmagam sob os pés as flores e ervas mais finas".  
      Teme-se que a igreja contemporânea tem feito a mesma  coisa  demasiadas  vezes e isso é um jeito infeliz de tratar as páginas de inspiração. Possa o Senhor nos ajudar que não venhamos a repetir esse pecado enquanto lemos este salmo inestimável.
        Segundo Renato Vargens, citando uma pesquisa,  80 % dos pastores não leem a bíblia. E muitos cristãos pegam pra ler suas bíblias aos Domingos. Vivemos num momento de profundo analfabetismo bíblico. Querido amigo, o versículo no início desse artigo aponta para o uso prático, pessoal e cotidiano da palavra de Deus.

I. A Palavra é Lâmpada para os meus pés.
        Para que serve uma lâmpada? Para produzir luz. Se não houver a lâmpada quando escurecer nós não vamos enxergar correto? Não sei quantos de vocês já tiveram a experiência de estar numa estrada à noite (e numa auto estrada à noite não tem iluminação pública, portanto, é muito escuro), e você apaga os faróis do seu carro e de repente, trevas te cercam por todos os lados e se você rapidamente não ligar os faróis, certamente você sairá com o carro da estrada. Meus amados, precisamos entender uma coisa urgente! Espiritualmente nós estamos nessa estrada escura. O cristão está numa perigosa viagem "noturna" pelo mundo! Esse mundo que jaz do maligno. Se nós não usarmos a lâmpada de Deus que é a palavra, para gerar luz, com certeza a nossa viagem acabará em tragédia. E por uma razão simples, não tem como andar no escuro.
        Outra característica da lâmpada é que ela só vai servir pra nós se ela estiver conosco na hora que precisarmos. Da mesma forma a palavra de Deus precisa estar com você e comigo sempre, a todo o momento. E não estou falando em você ter um exemplar da bíblia, mas você ter essa palavra no seu coração (para não pecar contra Deus) e na sua mente (para que não venhamos a nos conformar com esse mundo). E nela meditar de dia e de noite (Sl. 1). Não apenas ler ler, mais também meditar.
        "A Palavra é Lâmpada para os meus pés”. Há um toque tipicamente prático com a menção dos “meus pés”, a lâmpada produz luz e é uma luz na qual se anda (cf.  128), e não para se deitar e bronzear-se. Nós estamos numa jornada em meio a densas trevas, não há tempo para descansar. E pra piorar a situação, essa jornada é feita em meio a uma batalha espiritual tremenda. Sem essa lâmpada nossos pés andarão em trevas, não há como avançar em direção ao inimigo, pois a palavra é como uma lanterna que ilumina nossos pés.

II. A palavra é luz para o meu Caminho.
        Vimos que a lâmpada é o objeto que produz a luz, mas a luz, produzida pela lâmpada é o que realmente fará a diferença em nossa caminhada cristã. O que representa essa luz? 
(a) A palavra santa de Deus;
(b) A presença de Deus;
(d) A luz Divina;
        A palavra “luz” aqui, refere-se a luz do tabernáculo em Ex. 27:20, era a luz produzida pelo candelabro do santo lugar. era uma luz que não produzia fumaça. fazendo uma aplicação desse simbolo pra nós hoje, a luz que as escrituras nos trás para nossa caminhada é uma luz que não ofusca, que não "produz fumaça" mas que traz discernimento. O v. 130, no entanto, ressalta seu poder educativo ao criar uma mente de discernimento, pois pouco ajuda ter a vista sem  ter  o  discernimento. Discernimento para:
(a) Se proteger de falsos ensinos;
(b) Discernir coisas espirituais;
        Os versículos 105,106, no seu conjunto, demonstram que tipo de luz de caminho está em mente, e o v. 104 deixa este fato duplamente claro. Não se trata de orientação conveniente para a carreira da pessoa, também não é um livro de auto ajuda, mas se trata de verdades para escolhas morais que Deus espera de nós. Vejamos, por  exemplo, o tipo de “cilada” e do  “desviar-se” subentendido no versículo 110. O exemplo clássico da luz das Escrituras, bem empregadas num lugar de muitas ciladas, é a tentação do nosso Senhor.


Conclusão

        Gostaria de concluir com a as palavras de Charles Spurgeon, o príncipe dos pregadores. 

        "Há uma grande escassez das Escrituras nos sermões modernos, em comparação  com  os daqueles  mestres  da  teologia,  os  teólogos  Puritanos! Quase  todas  as  frases  escritas  por  eles  parecem  lançar  luzes  adicionais sobre  um  texto  das Escrituras;  não  somente  o  texto  a  respeito  do  qual pregavam,  mas  ainda  muitos  outros  eram  enfocados  de  modo  novo.
No desenvolvimento  do  sermão Deus ajude  os  pastores  a  seguirem  mais  de perto  o grandioso velho Livro. Seríamos pregadores  instrutivos  se fizéssemos assim, mesmo desconhecendo o pensamento moderno e sem estar à altura da atualidade
 Quanto a você, que não precisa pregar, o seu melhor alimento é a própria Palavra de  Deus. Os sermões  e  os  livros  têm  seu  valor,  mas  os ribeiros que percorrem  grandes  distâncias acima  do  solo,  acabam acumulando, paulatinamente,  alguma  coisa  das  terras  através  das quais fluem, e perdem pureza que refrigera e que possuíam quando brotaram da fonte originária. Sempre é melhor beber do poço do que da caixa dágua. Você  descobrirá  que  ler pessoalmente  a  Palavra  de  Deus,  ler  a  própria Palavra, mais do que notas sobre ela, é o método mais seguro de crescer na graça. Beba  do  leite  puro  da  Palavra  de  Deus,  e  não do leite  desnatado, nem do leite com água da palavra dos homens". (Como Ler a Bíblia - C.H. Spurgeon).
        As palavras do velho pregador é tão relevante para nós hoje como foi para a sua geração. que Deus nos ajude, amém.







Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Mais ficção e menos conhecimentos bíblicos ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: Avivamento e convicçao de pecado ( Religião Cristã - Silaell Dantas )

:: Bendito seja o Deus da nossa salvaçao ( Religião Cristã - Silaell Dantas )

:: A inegociável Palavra de Deus ( Religião Cristã - Silaell Dantas )

:: Tempos difíceis profetizados por Jesus Cristo ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: Se Tu És Igreja de Deus ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Por Se Multiplicar a Iniquidade ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: O Paradoxo de Epicuro ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: A Multiplicação Dos Pães E Peixes ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Filhos orientados para a fé ( Religião Cristã - Carlo Dionei )

:: Importa antes obedecer à Deus ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Perigosas polêmicas religiosas ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: Lidando com reclamações ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: O missionário viável - alguém que torna a vida melhor onde quer que esteja ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: As verdades sobre a Videira ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: A Verdade Está Com Os Símplices ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: A vida que somente Ele dá ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: A Triade da Graça ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: O Sucesso é... Ser Um Escolhido! ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Milagres ( Religião Cristã - Carlo Dionei )
 
 
LiveZilla Live Chat Software

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo