-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Religião Cristã
 
Anderson Vieira

[ Anderson Vieira ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e Ênfase em Marketing. Cursando Seminário de Bacharel em Teologia(trancado por enquanto)

 

A Transfiguração no Monte da Transfiguração. Jesus Cristo, Elias e Moisés

Qual o significado deste trecho bíblico? O que aconteceu com o corpo de Moisés? Elias e Moisés ressuscitaram antes de Cristo? Como apareceram no Monte da Transfiguração?

"Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus. E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos." Mateus 17:1-8

A Morte de Moisés

"Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, segundo a palavra do SENHOR. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura." Deuteronômio 34:5,6

Por que o próprio Deus se encarregou do sepultamento de Moisés a fim de que ninguém soubesse o lugar de sua sepultura? Se observarmos o texto bíblico acima veremos que foi exatamente isto o que sucedeu. Muitos dos judeus que conviveram com Moisés eram terrivelmente idólatras, a ponto de terem feito uma imagem de um bezerro de ouro para adorá-la. Além do que, aquele povo havia saído do Egito, onde a tradição de se embalsamar mortos era uma característica marcante entre os egípcios. Se Deus não tivesse ocultado o corpo de Moisés, certamente os judeus iriam cultuá-lo, levantar altares na sua sepultura e atribuir-lhe valores e importância contrários à vontade do Deus que deseja ser adorado, Ele tão somente, em Espírito e em Verdade. Deus é Espírito.

E o corpo de Moisés permaneceu, por Deus, em um estado impressionante:


"Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor." Deuteronômio 34:7


Vejamos o que fizeram com os corpos dos faraós no Egito, e nos nossos dias com os corpos de Papas mortos.

 

A Cronologia dos Eventos Bíblicos e a Transfiguração no Monte

"Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu." João 3:13

Ao estarem no alto monte com o Senhor Jesus, Pedro, Tiago e João viram a transfiguração do Senhor Jesus e viram Elias e Moisés conversando com ele.

Não há nenhum servo amado de Deus no inferno. Lá só estão, presos eternamente, os inimigos de Cristo. Veja pois o que diz o Senhor Jesus sobre os filhos de Deus:

"Então, lhes acrescentou Jesus: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento; mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. E que os mortos hão de ressuscitar, Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem." Lucas 20:34-38

"Pois não podem mais morrer"! Como podemos ver, todos os filhos de Deus estarão eternamente vivos e conscientes.

A dificuldade de alguns em entender o trecho bíblico que fala sobre Moisés e Elias aparecendo no monte parece estar relacionada a uma suposta "condição" para que isto ocorresse, ou seja, que Moisés deveria ter sido trasladado, sem passar pela morte, como Elias e Enoque. Mas não é isto o que a Bíblia diz.

"Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel."  Josué 1:2

Parece-me também que, segundo o entendimento de alguns, outra condição para que Moisés pudesse ser visto seria que tivesse já ressuscitado a fim de poder ser visto no monte da transfiguração. Mas a Bíblia não fala sobre nenhuma suposta "ressurreição antecipada" de Moisés antes da ressurreição de Cristo.

Vejamos agora o que está escrito no Livro de Apocalipse:

"Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram." Apocalipse 6:9-11

Nenhuma dessas pessoas ressuscitou até agora. Ressuscitarão no último dia, como está escrito:

"De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." João 6:40

Onde estão agora, Moisés e os irmãos que dormem?

Os corpos dos santos estão sepultados, assim como o corpo de Moisés também foi sepultado, embora, no caso de Moisés, tenham ocorrido eventos especiais, segundo critérios de Deus:

"Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura." Deuteronômio 34:6

As almas dos cristãos sobre quem fala o texto do Apocalipse acima citado estão vivas, completamente conscientes, separadas deste mundo, e aguardando a ressurreição do Dia do Juízo, na Segunda Vinda de Cristo. A evidência do estado de consciência das almas dos filhos de Deus está expressa aqui: "e lhes disseram que repousassem ainda por pouco". Eles o ouviram e entenderam. Este trecho bíblico não é simbólico, mas literal.

Após o exposto, entendamos que toda a dificuldade de compreensão do texto bíblico sobre a transfiguração desaparece se atentarmos para isto:

"E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele."

"Falando com ele" nos pode revelar algumas coisas:

1-O Senhor Jesus Cristo é a autoridade soberana e suprema dos céus e da terra. Nada fica fora de sua autoridade. Ele tem a autoridade de fazer a comunicação entre o céu e a terra, tem autoridade sobre a alma dos vivos e dos mortos e tem autoridade sobre o tempo e o espaço. Logo, estando Ele presente, tudo é possível.

2-Interessantemente, a Bíblia não cita que Moisés ou Elias tenham falado com Pedro, Tiago e João, mas fala que Moisés e Elias estavam "Falando com Ele", apenas. Outro ponto interessante é este:

"Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus."

Isto significa que a visão que tiveram Pedro, Tiago e João além de não ser um acontecimento deste mundo, estava totalmente sujeita à presença do Senhor Jesus. Jesus os levou a uma experiência sobrenatural divina elevada a ponto de ouvirem a voz do Pai:

"Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi."

O que ocorreu foi a elevação dos apóstolos às dimensões espirituais celestiais, o que foi feito pela autoridade de Cristo. Essa dimensão espiritual elevadíssima é onde estão Moisés e Elias agora, em estado de consciência. A visão que tiveram não implica em nenhuma ressurreição antecipada de Elias ou de Moisés antes de Cristo ressuscitar. Ao terminar o período da visão concedida aos apóstolos pelo Senhor Jesus, eis que a realidade desta existência, em sua cronologia estabelecida por Deus, foi observada e vista:

"Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus."

Quando Pedro, Tiago e João viram a Moisés e Elias, eles os viram glorificados, porém a ressurreição deles ainda não poderia ter ocorrido na cronologia dos eventos proféticos registrados nas Escrituras.

Moisés e Elias não poderiam ressuscitar antes de Cristo:

"e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados," Apocalipse 1:5

O Senhor Jesus Cristo é o Primogênito dos mortos, ou seja, o primeiro a ressuscitar. Ninguém ressuscitou antes d&39;Ele.  Como ninguém tampouco ascendeu ao céu antes dele:

"Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu." João 3:13

Segundo Apocalipse 6, os espíritos dos cristãos estão debaixo do altar celestial. É isto, literalmente, o que a Bíblia afirma. Porém, ninguém pode entrar no céu com corpos carnais:

"Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção." 1 Coríntios 15:50

Logo, nem Elias e nem Moisés poderiam já ter ressuscitado e nem Elias ou Enoque poderiam estar no céu em um corpo de carne. Assim como Lázaro foi ressuscitado por Jesus, porém não ressuscitou em um corpo glorificado, Enoque também não recebeu seu corpo glorificado quando trasladado. Isto seria impossível, visto que o Senhor Jesus é o Primogênito dos mortos:

"Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem." 1 Coríntios 15:20

UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Há um trecho bíblico que permite que se afirme que alguns santos já tenham ressuscitado, após a ressurreição do Senhor Jesus:

"E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos." Mateus 27:50-53

Porém, dizer quem foram estes santos que ressuscitaram após o Senhor Jesus Cristo, não parece ser possível, haja vista que a Bíblia não nos revela quem são eles. Tampouco nos revelam as Escrituras se Moisés está entre esses. O que afirmamos é que ninguém poderia ressuscitar antes do Senhor Jesus, e a visão no monte da transfiguração ocorreu antes da ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

O que Tiago, João e Pedro viram, afinal?

Observe o que aconteceu, primeiramente, com o Senhor Jesus:

"E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz." Mateus 17:2

Porém, ao terminar o período daquela visão, o Senhor Jesus Cristo não foi mais visto daquele modo, com o rosto resplandecendo como o sol e com as vestes brilhando como a luz, pois ele próprio ainda não havia morrido e ressuscitado.

"Puseram-se alguns a cuspir nele, a cobrir-lhe o rosto, a dar-lhe murros e a dizer-lhe: Profetiza! E os guardas o tomaram a bofetadas." Marcos 14:65

Isto significa que o que viram Tiago, João e Pedro foi uma visão real, porém profética, assim como as visões que teve João quando viu o retorno de Cristo:

"Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES." Apocalipse 19:11-16

O que Pedro, Tiago e João viram foi uma visão semelhante às que recebeu João ao escrever o Livro de Apocalipse. Porém, a visão no monte da transfiguração não mudou, em nada, a cronologia dos eventos proféticos anunciados por Deus.O apóstolo João viu o retorno de Cristo, porém este evento glorioso ainda não ocorreu.

Há, porém, um detalhe importante na observação dos eventos ocorridos no Monte da Transfiguração. A visão do Senhor Jesus glorificado, e a de Elias e Moisés falando com ele, aconteceu simultaneamente a outro fato tremendo: A voz do Pai foi ouvida no momento da visão.

"Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi."

Este fato atesta a realidade da visão que tiveram e situa o momento da visão na cronologia bíblica determinada por Deus. Ou seja, os apóstolos tiveram aquela experiência sobrenatural divina antes da morte e da ressurreição do Senhor Jesus Cristo e antes da ressurreição de Moisés e de Elias.

Os Propósitos da Visão no Monte da Transfiguração

Um dos principais motivos da visão no monte da transfiguração é o de demonstrar que a Lei de Moisés e todos os profetas do Antigo Testamento tiveram seu cumprimento na pessoa magnífica do Senhor Jesus Cristo.

Importante também notar que a visão teve o propósito de fortalecer a fé dos apóstolos, pois estes estavam prestes a ver o Senhor ser crucificado e morto. Eles deveriam entender que antes da sua ressurreição, era necessário o sofrimento e a morte do Cordeiro de Deus, a fim de que os pecados deles e os nossos fossem expiados pela morte do Justo. Evidência disto são as palavras que o Senhor Jesus lhes dirigiu imediatamente após a visão.

"E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos." Mateus 17:9

Estes acontecimentos presenciados pelos apóstolos têm servido até o dia de hoje para o fortalecimento da Igreja e para a alimentação de nossas almas na esperança da glória por vir. Veja o que escreveu, posteriormente, o apóstolo Pedro:

"Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração," 2 Pedro 1:16-19





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: O missionário viável - alguém que torna a vida melhor onde quer que esteja ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: As verdades sobre a Videira ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: A Verdade Está Com Os Símplices ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: A vida que somente Ele dá ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: A Triade da Graça ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: O Sucesso é... Ser Um Escolhido! ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Milagres ( Religião Cristã - Carlo Dionei )

:: Um deus a serviço de Deus ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: O Fator Efraim ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Carta aos Cristãos do Mundo Inteiro ( Religião Cristã - Mizael Souza )

:: Eita povo ruim de morrer ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: Lições aprendidas com Zaqueu ( Religião Cristã - Linaldo Lima )

:: Sinais ou Circunstâncias - O que guia sua fé? ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Cristofobia é homofobia ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: Ataques gratuitos aos evangélicos ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: A Igreja verdadeira ( Religião Cristã - Ruy Matos )

:: A Imago Dei ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: O Natal de Simeão ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Eu queria ser uma nota de cem reais ( Religião Cristã - Alessandro Mendonça )

:: Ajude o seu próximo ( Religião Cristã - Luciano Deschamps )
 
 

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo