-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em X Diversos
 
Virgínia Origuela

[ Virgínia Origuela ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Sou comunicativa, diferenciada, olhar visionário, Humana demais, capaz de ousar quando preciso, ética é a base sólida, respeito mútuo seu complemento. Bom humor é fundamental, o crescimento pessoal acontece e chega qd menos esperamos mas é bom viver td i

 

A Importância do Registro (Livro Reportagem) no Âmbito Sociocultural.

O conceito do livro reportagem em suma é o de recuperar a história, seja ela atual, ou de gerações passadas, ele busca antes de tudo as origens reais da própria reportagem, ou seja, realiza-se uma pesquisa no âmbito geral dos fatos, e por si só chegamos a um parecer único.Deveras ser algo edificante, baseado na necessidade pela mídia impressa brasileira que atualmente anda tão escassa em termos de arquivos históricos e livros reportagens baseada em fundamentos do interesse geral, enfim não são todas as pessoas que têm iniciativa de tratar algo parcialmente histórico relacionado a seu município, pode-se dizer que atitudes assim são dignas de maior reconhecimento e aprovação, pois somente quem escreve e retrata uma história factual sabe o quão difícil é, pois fora o conteúdo que faz do livro algo inovador vêem os detalhes que dão o parecer final.

É preciso olhar para trás a fim de extrair o maior aprendizado possível de outrora. O gênero veio pra suprir “vazios” deixados por muitos escritores, que há muito não priorizam a escrita e já a forma como escrevem, não condiz com o esperado pelo público alvo. No Brasil essa nova modalidade surgiu na década de 70, época em a “Ilha” de Fernando de Moraes teve maior repercussão, abrangendo assim um número surpreendente de leitores, a essência fundamenta-se na penetração dos jornalistas, na realidade social, pois é dela que derivam os acontecimentos notórios que viram notícia.

Com o passar dos anos e gerações proporcionou a maioria dos interessados a oportunidade de fazer relatos fiéis quanto ao que presenciaram anteriormente, o segredo do sucesso está no rigor com o qual apuramos os fatos e a diversidade com relação à temática, mas nada que deixe sucumbir as escritas atuais, basta ampliarmos os estudos sobre o tema escolhido.

Vale pregar que registros assim farão com que novas e futuras gerações conheçam o passado, valorizem questões socioculturais, conheçam um pouco da história impressa da cidade, impulsionem um maior número de leitores, pesquisadores e afins que dão valor ao conhecimento em termos de assuntos fatídicos. Não importa se as páginas um dia se amarelarem o que realmente importa é o fato de ter consigo noção de como foi o trajeto dum veículo impresso numa cidade onde ainda sim perdura a falta de bons leitores, consciência, onde hoje a população gira em torno dos 68 mil habitantes, mas anteriormente quando foi implantado não tínhamos nem sequer a metade do publico alvo já estipulado, pregava-se à falta de informação, a não aceitação do novo, enfim e quando se quebrou as barreiras socioculturais e econômicas fez do jornal algo sólido, evidente e predominante.

Tanto que hoje em dia a população atual não vive sem informação, dialogo e transmissão de idéias por parte do emissor e receptador. O mundo expandiu-se a novas modalidades de escrita e formas de registro o que proporciona a muitos que se interessam um amplo leque de assuntos diferenciados, o Brasil possui consigo contornos os quais extraímos muita informação instantaneamente, o que garante aos livros reportagens e no geral maior destaque nas livrarias.

Amplamente influenciada pelo realismo social, a reportagem, seja ela qual for, e suas modalidades de livros, estimula ainda mais a descoberta de novos caminhos e propagação de novos pareceres.Ambos cumprem destinos distintos o que aguça ainda mais a conquista de novos leitores, que com o passar do tempo serão fiéis à boa leitura e ao bom jornalismo, o jornalismo em si forma cidadãos, torna -os  pessoas criticas, responsáveis, e voltados a um diferente ângulo de visão perante a uma nova realidade.

 Afinal não basta apenas informar, investigar, interpretar, temos de estar cientes que é baseado no passado que compreendemos melhor o presente e nós auto projetamos para um futuro, onde ainda sim a informação nunca se perderá com o tempo, pois faremos dela registros atualizados em nossa memória e bagagem de vida. Em foco é de suma importância iniciativas como essa, somente assim manteremos a história  preservada e conhecida por muitos, os anos passam, mas o interesse diante daqueles que aprovam e valorizam conceitos como esse permanecerá mantido em sua forma de entendimento, aceitação e propagação de diferentes situações, assuntos e temas já existentes embora nem sempre retratados por muitos.

A liberdade proporciona ao jornalista o melhor desempenho, capacitação, abordagem, produto final, não podemos nunca, negar a validade dos livros reportagens e sua classificação, temos Livro-Reportagem Perfil: Retrata personalidade pública, ou anônima, que por algum motivo evidente torna-se interessante; Livro Reportagem Depoimento: Reconstitui um acontecimento relevante, de acordo com a visão de um participante ou testemunha privilegiada. Ou até mesmo pelo próprio envolvido, com assistência de um jornalista ou um profissional que seleciona o depoimento; Livro Reportagem Retrato: Focaliza uma região geográfica ou um setor da sociedade: Livro Reportagem Ciência: Tem como objetivo a divulgação cientifica, geralmente em torno dum tema específico: Livro Reportagem História: Focaliza um tema do passado, mas com algum elemento que o conecta com o presente; Livro reportagem Instantâneo: Refere-se a um fato recente, cujas conseqüências está já identificadas; Livro Reportagem Atualidade: Aborda um tema atual, mas cujos desdobramentos ainda não são conhecidos.

Por base podemos notar o quão influenciável,  importante é uma notícia e boa leitura, fundamentado nisso nota-se a evolução da comunicação atual e dos veículos abordados pelos escritores que visam o registro histórico como profissionalismo e marco na história e no geral.





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: A finitude humana ( X Diversos - Fabiana Barros )

:: O apocalipse nas mãos dos homens? ( X Diversos - Jorge Azevedo )

:: Aprendizado ( X Diversos - Luiz Martins )

:: Ensaio sobre a surdez ( X Diversos - Elisabeth Camilo )

:: Metas ( X Diversos - Luiz Martins )

:: O que é mais importante, ser inteligente ou ser esforçado? (II) ( X Diversos - José Menegatti )

:: Algumas explicações ( X Diversos - Sivaldo Venerando )

:: Feliz Ano Novo Ano Novo: Happy New Year ( X Diversos - Luisa Lessa )

:: Sociedade secreta para o emprego ideal ( X Diversos - Sílvia Sena )

:: Você está criando ou adiando o futuro? ( X Diversos - Ivan Postigo )

:: Descrição do amor ( X Diversos - Patrícia Cozer )

:: Um dia bom para falar de sacanagem ( X Diversos - Jorge Azevedo )

:: os apreciadores da cachaça e os hipócritas de plantão. ( X Diversos - Pedro Agostinho )

:: Descaso de recepcionista ( X Diversos - Patrícia Cozer )

:: A Sapiência do apedeuta x evolução ( X Diversos - Luiz Phelipe )

:: O valor das pequenas coisas ( X Diversos - José Flôr )

:: Afinal, somos o país do carnaval, do futebol ou da bundalização? ( X Diversos - Pedro Agostinho )

:: Campo Santo: Entre a Vida e a Morte! ( X Diversos - Albino Sobrinho )

:: Carta aos Chicos, Joãos, Marias, Carolinas... II ( X Diversos - Farid Houssein )

:: Tecnologias, Comemorações e Vida ( X Diversos - Virgínia Origuela )
 
 
LiveZilla Live Chat Software

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo