-- Animais & Cia
-- Atualidades
-- Cidades
-- Ciências e Tecnologia
-- Coluna Social
-- Crônicas e Poesias
-- Educacao
-- Empresarial
-- Entretenimento
-- Esportes
-- História e Literatura
-- Humor
-- Informática
-- Internacional
-- Jovens
-- Justiça & Direito
-- Meio Ambiente
-- Pais e Filhos
-- Política
-- Religião Cristã
-- Religião Outras
-- Sexo
-- Terceira Idade
-- Turismo
-- Vida e Saúde
-- X Diversos
.

 
 

Você está em Coluna Social
 
Rosemari Boccardo

[ Rosemari Boccardo ]   Veja o Perfil Completo deste Colunista
Formada em Administração de Empresas, com Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas para Negócios.

 

Entrevista com Wallace

Entrevista realizada pelo site http://www.revistaamigosweb.com/

É uma entrevista séria e honesta, e nos diz muito da importância do Gosto de Ler, tanto para nós cronistas, como para a sociedade de uma forma geral e para a literatura de uma forma particular.

1) Como teve a idéia deste site?
R: O Gosto de Ler surgiu por uma necessidade básica do Portal Parnanet. Há um ano atrás, tínhamos 18 colunistas que nos escreviam semanalmente, enviando-nos suas matérias por email. A atualização desta parte do site era manual, e nos causava incômodo, pois nosso trabalho profissional concentra-se em construção de sites, e esta tarefa nos consumia muito tempo. Por isso, idealizamos um sistema que desse total liberdade aos colunistas, e que fosse simples como digitar no Word, que todos estão acostumados. Desta forma, o Gosto de Ler oferece login individual, e eles podem publicar seus artigos diretamente no site, e nossa equipe apenas revisa e aprovam, para que efetivamente possam ir ao ar.
 
2) Este site é internacional?
Sim. Além de ser visitado por diversos países, temos também colunistas estrangeiros, residentes nos Estados Unidos e em Portugal. Além disso, há colunistas de todos os Estados brasileiros, de diferentes idades. Nosso colunista mais novo hoje é Renan Silva, que também é autor de um jornal comunitário impresso com tiragem de 10mil exemplares nas favelas do Complexo do Alemão, no RJ. O site também é muito eclético, pois temos colunistas que escrevem sobre diversas religiões diferentes, e também há colunistas formatos em jornalismo, estudantes e amadores, e até mesmo Vanessa Oliveira, uma ex-prostituta de Portugal que escreve crônicas e matérias de orientação sexual.
 
3) Como é administrar tantos autores?
Por mais incrível que pareça, administra hoje mais de 300 colunistas, dos quais em média 100 publicam matérias semanais, nos dá menos trabalho do que os 18 colunistas do Portal sem o sistema Gosto de Ler. O sistema permite inclusive interação entre os leitores, que publicam seus comentários e os colunistas publicam logo abaixo as respostas aos mesmos. Tudo isso controlado pelo sistema e só vai ao ar após aprovado pelo nosso painel de controle.
 
4) O patrocinio ou patrocínios foram fáceis?
O Gosto de Ler conta hoje apenas com um patrocinador, o que não é suficiente para sua manutenção. Temos uma equipe técnica muito boa, mas não temos habilidade na área comercial. Nossa expectativa é que este ano as coisas melhorem para que possamos aumentar os recursos técnicos do site. Temos um projeto pronto que incluia a ampliação da Biblioteca Gosto de Ler (que oferecem hoje mais de 200 títulos gratuitos pra download) e implantação de uma sala de bate papo com convidados especiais, e muito mais surpresas. Tudo isso precisa de investimento, que nossa empresa sozinha não poderá sustentar.
 
5) há quanto tempo estão no ar?
Iremos completar um ano no dia 30 de Março, com mais de 4.000 artigos publicados, e 500.000 de matérias lidas! Sim, atingimos a marca de meio milhão de leituras. Faremos uma confraternização no dia 5 de Abril, onde reuniremos colunistas e jornalistas de diferentes meios de comunicação em um passeio de barco com parada e mergulho nas piscinas naturais de Pirangi, Natal-RN. Esperamos que com uma cobertura mais efetiva em publicidade possamos entrar o segundo ano do site com mais patrocinadores, e dar ainda mais vida ao projeto.
 
6) Já pensou em fazer um concurso literário?
Temos alguns planos de incentivoe auxílio aos escritores. Dentre eles, concurso e a publicação de um livro anual com os melhores artigos publicados. Já recebemos proposta de uma gráfica para isso, e estamos nos organizando para tal. Parcerias com outros grupos e entidades deverão ser desenvolvidas para que estes planos sejam posto em prática, visto que, conforme havia dito, nossa equipe é especializada na área técnica de computação, e não temos experiência ou vínculos fortes com o setor literário. 
 
7) Quais são suas maiores alegrias e as maiores tristezas com o site?
Para nossa surpresa, em pouco tempo o Gosto de Ler ultrapassou nosso Portal Parnanet, já com 8 anos de idade, em número de visitas, e o que deveria ser um complemento do portal, acabou ganhando vida prórpia e muita vida! Diversos colunistas se descobriram através do site, como Paulo Hijo, que se tornou figura importante em sua cidade como escritor. Marizete Furbino também iniciou no Gosto de Ler e hoje escreve para mais de 198 websites! Alguns colunistas já publicaram seus primeiros livros após serem nossos colunistas. Tudo isso nos envaidace e nos faz muito felizes. Esperamos em breve sanar nossa única triteza acerca do site, que ainda é o pouco reconhecimento de empresas, políticos e organizações governamentais que poderiam apoiar o projeto e transformá-lo numa excelente fonte de informação e desenvolvimento cultural em nosso país. 
 
8) Como se sente sendo um incentivador de novos autores literários?
Sem dúvida não lançamos pensando em sermos tão importantes para a vida de novos escritores. É uma surpresa agradabilíssima saber que estamos contribuindo de forma eficaz para o desenvolvimento cultural de nosso país, que é tão carente no meio literário, seja pela má formação escolar, pela desigualdade social, e pelos valores elevados de publicações impressas. A Internet tem seus pontos negativos, mas temos provado que pode ser excelente fonte de desenvolvimento se for bem utilizada. Devo salientar que nosso projeto conta com a participação importantíssima de nosso programador, Daniel Lemes, de Santa Maria-RS e nossa Designer, Kinara Gomes, Natal-RN, assim como o compromisso e excelente desempenho de cada colunista envolvido.
 
9) Qual a mensagem que vc gostaria de passar aos leitores da revista?
Gostaria de convidá-los a acessar www.gostodeler.com.br e como leitores, adicionar comentários nos artigos, seja elogios, dúvidas ou críticas. Os autores se sentem muito felizes quando percebem o reconhecimento dos leitores, e esta interação é muito importante para eles. E aproveito para abrir o convite a todos os escritores, jornalistas ou não, que desejam fazer parte de nosso projeto, colaborando para a cultura de nosso país e aproveitando o site como laboratório de desenvolvimento de suas habilidades literárias e jornalísticas. Muito obrigado à esta revista pelo espaço concedido.

 

 

Vamos ler e prestigiar o trabalho do Wallace e sua equipe, que muito fazem em favor da nossa literatura e também política, enfim, faz parte de um universo novo e cheio de surpresas.

Rosemari Boccardo





Você gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos:

 
Facebook
Twitter: Google+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
s
s
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O botão de comentário acima irá acionar o colunista para te postar uma resposta sobre o comentário. Ou, se preferir, comente usando seu perfil do Facebook:




:: Torrego Art Gallery ( Coluna Social - Ana Monteiro )

:: Luiza Brunet em clima de futebol ( Coluna Social - Ana Monteiro )

:: Increva-se para o VI Paulínia Film Festival – 2014 ( Coluna Social - Vera Tabach )

:: Na torcida pelo Brasil, faça um gol pela infância brasileira ( Coluna Social - Vera Tabach )

:: Brasil Summer Golf ( Coluna Social - Ana Monteiro )

:: A designer Kristhel Byanco desfilou sua nova coleção em Copacabana ( Coluna Social - Vera Tabach )

:: O Apresentador Potiguar Jajá Oliveira se Destaca na Sociedade Paulistana ( Coluna Social - Ana Monteiro )

:: Projeto Felicidade conta com apoio do hotel TRYP Jesuíno Arruda ( Coluna Social - Vera Tabach )

:: Maceió sedia VII Fórum Nacional das Entidades Representativas dos PMs e BMS do Brasil ( Coluna Social - Ana Monteiro )

:: Tatá Werneck anima o Camarote Contigo ( Coluna Social - Ana Monteiro )

:: Guitarrista alagoano é convidado a se apresentar em festival de jazz em Garanhuns (PE) ( Coluna Social - Ana Monteiro )

:: 9º Carnaval Social de Ielmo Marinho foi um sucesso ( Coluna Social - Wallace Moura )

:: Prefeitura de Maragogi apresenta nova proposta para o Carnaval 2014 ( Coluna Social - Ana Monteiro )

:: Mini Garrafinhas Coca Cola ( Coluna Social - Ana Monteiro )

:: Conjunto Educacional Boa Vontade entrega kits de material escolar a jovens e adultos atendidos na EJA ( Coluna Social - Vera Tabach )

:: Prêmio Depudata Selma Bandeira - Alagoas ( Coluna Social - Ana Monteiro )

:: Luzia Moraes na Campanha Internacional contra pedofilia no world ( Coluna Social - Vera Tabach )

:: Conheça os candidatos a Rei Momo e Rainha da Eleição da Corte do Carnaval 2014 de São Paulo ( Coluna Social - Vera Tabach )

:: The Voice Tour ( Coluna Social - Ana Monteiro )

:: Alavontê lota Red River e convida para apresentação na Praia do Forte na Bahia ( Coluna Social - Vera Tabach )
 
 

 


   



Site administrado pela

Biblioteca ||  Classificados
Sala de Bate Papo